As Reivindicações e a Mobilização das Universidades Públicas Estaduais

maio 4, 2012 - Notícias

A Uerj, a Uenf, o Uezo e o Cecierj encontram-se atualmente articulados em campanha reivindicatória e em iniciativas conjuntas visando, basicamente, alcançar os seguintes pleitos: reajuste salarial; adoção do regime de dedicação exclusiva (DE) para os professores; e revisão do Plano de Cargos e Vencimentos dos servidores técnico-administrativos. A DE consiste no mote, no carro-chefe da organização e da mobilização dos seus servidores. Uma campanha e um conjunto de iniciativas que se constituem em desdobramento das deliberações feitas pelo Fórum em Defesa das Universidades Estaduais, desde o início do ano, em que o SINDPEFAETEC também participa, junto com as co-irmãs entidades representativas dos servidores das mencionadas instituições, tais como a Asduerj, o Sintuperj, a Aduenf e a Aduezo.

Nesse sentido, no dia 03/05 foi realizado um ato público em frente ao Palácio da Guanabara. O SINDPEFAETEC fez-se presente para manifestar a solidariedade dos servidores da Faetec ao pleito defendido pelos companheiros de demais órgãos vinculados à Secretaria de Ciência e Tecnologia. Além de a Faetec oferecer cursos na educação superior, e contar hoje com um razoável quadro de professores concursados neste nível do ensino, cumpre observar que todos os servidores da Faetec, hoje, também se encontram envolvidos com o anseio de aprovação de um novo Plano de Cargos e Vencimentos, de modo a dar maior solidez e estímulo financeiro à formação continuada dos servidores e à melhoria do ensino ofertado, e do conhecimento produzido, por nossa instituição. As reivindicações das entidades representativas co-irmãs, em linhas gerais, revelam o mesmo propósito. Desse modo, nada mais natural que o SINDPEFAETEC acompanhe e procure se integrar às ações promovidas pelas entidades representativas dos servidores das universidades estaduais. Temos uma causa comum, justa, legítima e que tem em vista propiciar um ambiente educacional, acadêmico e científico mais elevado para o povo carioca e fluminense. Um ideal que, seguramente, corresponde ao mais alto interesse público! Uma iniciativa e um leque de demandas, portanto, radicalmente contrários ao tipo de interesse – parasitário e privatista – que parece prevalecer na orientação do governo do sr. Sérgio Cabral Filho. É boa parte da inteligência da Cidade e do Estado do Rio de Janeiro que ergue a sua voz para questionar o atual estado de coisas prevalecentes na política do nosso Estado e que procura construir, por intermédio de suas demandas, um projeto de médio e de longo prazo para o Rio de Janeiro, correspondente ao ideal de crescimento econômico integralmente associado ao bem-estar coletivo!

Isto posto, para variar, o governador Sérgio Cabral Filho não recebeu os manifestantes no dia do ato; provavelmente encontrava-se mesmo fora do gabinete, em suas já recorrentes, notórias e, no mínimo, controversas viagens… Os companheiros das universidades conseguiram, no ato de protesto, o agendamento de uma reunião com o secretário de Ciência e Tecnologia, o sr. Alexandre Cardoso, para o dia seguinte, 04/05.  Todavia, conforme informações obtidas com os companheiros da Asduerj, como era de esperar, a reunião não trouxe resultados frutíferos. Cardoso manifestou-se contrário à concessão de reajuste salarial e à instituição de uma data-base. Afirmou apenas que buscará nomear uma comissão das universidades para tratar da adoção do regime de dedicação exclusiva e que se reunirá novamente com os sindicatos e as associações dos servidores das universidades em 15 (quinze) dias. O descontentamento foi generalizado! A Asduerj fará uma assembleia em 15/05 e as demais entidades também irão deliberar a respeito de novas ações. Oferecemos nosso apoio e vamos acompanhar os próximos passos, já que, em solidariedade e visando à aprovação do nosso novo Plano de Cargos e Vencimentos, não é demasiado afirmar que os servidores da Faetec, provavelmente, também tenham que efetivamente se integrar a estas ações conjuntas!

Todo apoio à luta dos companheiros das universidades!

Pela aprovação do nosso novo Plano de Cargos e Vencimentos!

Abaixo, fotos do protesto ocorrido em 03/05.

Outras Notícias

SINDPEFAETEC
Rua Lucinda Barbosa, 32 / 101 - Quintino - Rio de Janeiro / RJ - CEP 21311-340 - (21) 2146-6522 &
Rua Saldanha Marinho, 109 / 205 – Centro – Campos dos Goytacazes . CEP: 28013-021 / RJ – (22) 97401-2330
Instagran: sindpefaetec_oficial

Desenvolvido pela Equilibrio Digital