Passeata ao Palácio Guanabara reúne centenas de servidores públicos estaduais.

julho 5, 2012 - Notícias

Nesta quarta-feira, dia 4 de julho, centenas de servidores públicos estaduais realizaram uma passeata até o Palácio Guanabara para exigir que o governo estadual cesse os ataques ao funcionalismo, como a recente Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) enviada ao Supremo Tribunal Federal visando acabar com o triênio, além de atender à pauta unificada dos servidores, que inclui reajuste salarial, incorporação de gratificações, implementação dos planos de carreira, concurso público, defesa do Iaserj e fim das privatizações. A manifestação foi organizada pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (MUSPE).

A partir de 10 horas, servidores de diversas categorias começaram a chegar ao Largo do Machado. Logo após as saudações de representantes de vários sindicatos, a passeata saiu pela rua das Laranjeiras em direção ao Palácio Guanabara p0r volta das 12h30min. Ao final da rua das Laranjeiras, a PM impediu que o carro de som virasse na rua Pinheiro Machado. O comando da manifestação tentou negociar, mas a polícia foi inflexível, alegando que era proibido a circulação de carros de som por conta da existência de uma clínica de saúde em frente ao Palácio Guanabara. A PM disse ainda que apreenderia o carro de som e levaria detido o motorista caso tentássemos prosseguir.

Mesmo sem o carro de som, os servidores decidiram continuar a passeata pela rua Pinheiro Machado até o Palácio Guanabara. Como nenhum representante do governo estadual recebeu os servidores, foi protocolado um ofício do MUSPE com a solicitação de uma audiência com o governador Sérgio Cabral Filho. Às 15 horas, a manifestação foi encerrada.

Veja as fotos tiradas pelo Sindpefaetec: