Vai nascer a nova central para unir aclasse trabalhadora combativa

agosto 3, 2011 - Notícias

Vai nascer a nova central para unir a classe
trabalhadora combativa

O Seminário Nacional de Reorganização, realizado em São Paulo nos dias 1° e 2 de novembro, terminou celebrando acordos que superam os principais impasses no caminho da construção de uma nova central para unir a classe trabalhadora combativa. O caráter e a forma de organização dessa central serão decididos num congresso da classe trabalhadora (CONCLAT) de 3 a 6 de junho de 2010. Participaram desse seminário, realizado na quadra do Sindicato dos Bancários, mais de 900 ativistas que atuam nos movimentos organizadores do encontro: Conlutas, Intersindical, MTL, MAS, MTST e Pastoral Operária/SP, entre outros. O Sindpefaetec esteve presente através do diretor Luiz Eduardo.

O primeiro dia do encontro foi marcado por intensos debates e terminou sem acordo a respeito do momento da criação da nova central e de quem seriam os delegados do congresso que decidirá os principais pontos de organização. As entidades organizadoras reuniram-se na manhã do segundo dia para desatar alguns nós que ainda impediam uma tomada de decisão. Finalmente, no meio do dia surgiu o acordo que definiu a participação com voto do movimento sindical e popular no CONCLAT de junho, quando será decidida a criação dessa nova ferramenta de luta. Uma das principais polêmicas – a participação do movimento estudantil – também será definida nesse momento, mas já há acordo que os estudantes terão um percentual simbólico nessa composição.

Enfim, a classe trabalhadora combativa que não foi cooptada, do campo e da cidade, tem um horizonte de superação da fragmentação em que se encontra, para juntos lutarmos contra a opressão dos patrões, do governo, do agronegócio e dos efeitos perversos da crise econômica.

Fonte: Adaptado de http://www.psolzonasul.org/2009/11/vai-nascer-nova-central-para-unir.html,