Denúncia: indícios de vazamento da prova do SAERJ. Aprovado o boicote à prova.

novembro 29, 2012 - Notícias

Nesta quarta-feira, dia 28/11, durante a assembleia dos servidores da Faetec, realizada no Teatro do Cetep Quintino, o Sindpefaetec denunciou o indício de vazamento do gabarito e da prova do SAERJ, a ser aplicada amanhã para as turmas de 3º ano do ensino médio das escolas técnicas da Faetec. Tivemos acesso a uma prova do SAERJ de 2012 aplicada em um colégio da Seeduc e com as respostas preenchidas. Hoje mesmo encaminhamos a denúncia para a presidência da Comissão de Educação da Alerj e um pedido de esclarecimentos da Faetec, além da solicitação de cancelamento da prova.

A posição dos servidores da Faetec e, por extensão, do Sindpefaetec, definida em assembleia e no conselho deliberativo do sindicato, há algumas semanas, é contrária à aplicação desta avaliação externa, por considerá-la instrumento inadequado de aferição do nível e da qualidade de ensino oferecido pela instituição, além de potencialmente consistir em retrocesso em face dos mecanismos atuais e vindouros – em negociação – para a progressão funcional dos servidores e para o aperfeiçoamento do ensino.

Na assembleia de hoje, os servidores aprovaram uma paralisação de 24 horas amanhã, dia 29/11, e o boicote ao SAERJ, com comparecimento do Sindpefaetec às unidades para esclarecer os estudantes e servidores sobre a completa inadequação deste tipo de avaliação, construída de forma autoritária e sem consulta à comunidade escolar.

Também foi aprovada uma reunião do Conselho Deliberativo do Sindpefaetec no dia 10/12, às 14 horas, na ETE João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu.

A primeira assembleia de 2013 acontecerá no dia 28/2, em local ainda a ser definido.

Para ver a prova do SAERJ, clique aqui.