Carta Aberta Contra um Possível Retrocesso na Administração da Faetec

dezembro 6, 2012 - Notícias

Desde o início das eleições municipais deste ano, as chefias da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SECT-RJ) e da Presidência da Faetec têm se encontrado constituídas por “mandatos-tampão”. Deixando de lado qualquer avaliação sobre o mérito das breves gestões dos atuais Secretário Estadual e Presidente da Faetec, importa frisar que nos últimos dias têm circulado fortes rumores, nos bastidores políticos, acerca da nomeação pelo Governador Sérgio Cabral Filho dos eventuais novos mandatários da SECT-RJ e da Presidência da Faetec. Uma situação que suscita expressivos receios entre os servidores pela instabilidade administrativa e educacional decorrente. Uma forte razão, também, para avalizar a tese esposada anos a fio pelo SINDPEFAETEC, em torno do preceito da realização de eleições abertas exclusivamente aos servidores da própria Faetec para a Presidência e para a composição dos Conselhos Consultivo e Superior da instituição.

Sem deixar de levar em conta, pois, os princípios políticos de sabor democrático que temos há muito preconizado, no entanto, uma questão de natureza prática deve ser evidentemente ressaltada. Referimo-nos à necessidade de se não retroceder a sombrios períodos anteriores da gestão da Faetec, em que os mais altos quadros dirigentes da instituição eram compostos por atores forâneos, sem vínculos com a nossa instituição. Atores que desconheciam a realidade e as necessidades da instituição e dos seus servidores, assim como eram pouco ciosos com o diálogo em face dos servidores e do sindicato. Dessa maneira, deixamos registrado a nossa posição abertamente favorável à preservação da presente lógica de assegurar os assentos aos quadros dirigentes da Faetec aos seus próprios servidores. Reiteramos a necessidade, com isso, de salvaguardar a Administração da Faetec de obscuras ações de caráter clientelista. O SINDPEFAETEC e os servidores da Faetec não aceitam aventureiros, inconsequentes e incompetentes de última hora e a serviço de interesses estranhos à educação técnica, profissional e superior! A Faetec é um patrimônio do Povo carioca e fluminense! A Faetec é uma instituição que deve ser regida por seus servidores, que têm compromisso efetivo com os seus rumos, com os seus serviços, a sua gestão e o seu ensino!