Direção da Faetec não apresenta propostas e prazos em audiência pública

maio 9, 2013 - Notícias

Nesta quarta-feira, dia 8/5, foi realizada audiência pública na Comissão de Educação da Alerj sobre o Plano de Cargos e Salários (PCS) dos servidores da Faetec. No primeiro dia da paralisação de 48h, foi grande a presença de servidores e concursados que acompanharam a audiência pública. Também compareceu o coordenador-geral do Sintuperj, Gaúcho.

O presidente da Fundação, Celso Pansera, esteve presente, mas fez uma fala muito rápida, pois tinha que viajar para Brasília, e não apresentou nenhum prazo para o envio da proposta do PCS para a Alerj. O diretor da Divisão de Recursos Humanos (Divrh), Robson José, se deteve nos aspectos jurídicos do PCS que foram questionados pela Procuradoria do Estado.

A direção do SINDPEFAETEC chamou a atenção para os três eixos da campanha salarial (reajuste de 36,46%, aprovação imediata do PCS e chamada imediata dos concursados) e afirmou que por trás dos “aspectos jurídicos”, na verdade há falta de vontade política do governo do Estado para o envio do PCS para a Alerj. Disse também que até agora não há proposta oficial de reajuste salarial e que a promessa feita pelo presidente da Faetec em audiência pública no ano passado, da convocação de mais 500 concursados, não saiu do papel até o momento. A direção do sindicato mostrou e encaminhou à Comissão de Educação um documento com a resposta da Faetec sobre o número de contratados – pedido realizado com base na Lei de Acesso à Informação em julho de 2012 e só liberado em março de 2013! -, onde é apresentado o número absurdo de 4062 contratos temporários. Se somarmos o número (ainda desconhecido) de terceirizados, temos um quadro desolador de mais da metade de todos os trabalhadores da Faetec como não pertencentes ao quadro permanente!

O deputado Marcelo Freixo (PSOL) questionou o diretor Robson José sobre os números escandalosos de gastos com apenas 2 empresas terceirizadas (Facility e Atrio), onde somente os aditivos são 7 vezes maiores que os valores originais dos contratos, numa clara transferência de dinheiro público para o setor privado! O gasto público com servidores concursados seria muito menor! O deputado vai encaminhar uma solicitação formal de informações sobre todos os contratos de terceirização da Faetec.

Nesta quinta-feira, dia 9/5, teremos assembleia geral no Iserj, às 14 horas, para deliberarmos sobre os próximos passos de nossa luta. Servidor da Faetec, compareça!

Leia matéria na página eletrônica da Alerj: http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo.asp?num=44500

Assista a entrevista do presidente da Comissão de Educação da Alerj, deputado Comte Bittencourt (PPS), realizada pela TV Alerj ao final da audiência pública: http://www.youtube.com/watch?v=UIyEZTQMF6Y&feature=youtu.be

Assista a gravação da audiência pública: http://www.youtube.com/watch?v=kKchg9x6cIk