Presidente da Faetec não apresenta nenhuma proposta na audiência pública. Assembleia de quinta-feira discute os rumos da greve.

agosto 21, 2013 - Notícias

Em audiência pública da Comissão de Educação da Alerj nesta quarta-feira, dia 21/8, o presidente da Faetec não apresentou nenhuma novidade ou proposta concreta em relação ao PCS e à convocação dos concursados.

A categoria compareceu em peso à Alerj, mas a segurança da casa impediu que um número maior de servidores entrasse. O Sindpefaetec negociou com o presidente da Comissão de Educação, deputado Comte Bittencourt, que autorizou o ingresso de todos os servidores que vieram de Campos e mais um servidor de cada unidade.

Até alguns diretores de unidade foram barrados e não puderam entrar, o que desmontou a estratégia do presidente da Faetec de colocar mais pessoas alinhadas à direção da fundação na audiência pública.

Pansera tentou convencer os presentes de que o PCS que está na Seplag é maravilhoso e benéfico para a categoria. O Sindpefaetec acabou com todos os frágeis argumentos do presidente, mostrando que o PCS oficial trará sérias perdas para o conjunto da categoria e que ela não aceitará esses ataques, como a progressão por desempenho e a drástica redução dos percentuais (em 50%) entre os níveis 1, 6, 8 e 10 (no PCS em vigor essas diferenças são de 42% – entre os níveis 1 e 6 – e 14% -entre 6 e 8 e entre 8 e 10. No PCS oficial essas diferenças foram reduzidas pela metade!).

O presidente chegou ao ponto de desafiar os servidores presentes a disponibilizarem seus nomes, matrículas e emails para que ele respondesse para cada um com o cálculo do novo salário, querendo convencer que não haveria perdas e que todos sairiam ganhando! A resposta foi uma sonora vaia!

A única proposta que foi apresentada na audiência pública partiu da diretora do Iserj, professora Sandra Santos, que propôs a instalação imediata (oficiosa, pois o PCS ainda não foi aprovado e, por conseguinte, não virou lei) do Conselho de Carreira da Faetec, “orgão colegiado com a atribuição de propor políticas para o desenvolvimento do PCCS” (Art. 2º). Pansera respondeu que se aprovada a proposta na assembleia de amanhã, ele acata.

No começo da tarde os servidores da Faetec realizaram um ato na Seplag e depois se encaminharam em passeata, juntamente com os servidores da Seeduc, para a Câmara dos Vereadores, na Cinelândia.

Nesta quinta-feira, dia 22/8, teremos Assembleia Geral na ETE Ferreira Viana, às 10 horas, quando discutiremos os rumos de nossa greve.

A presença de todos os servidores é fundamental!

Informe dado nas escadarias da Alerj após a audiência pública e gravado pela professora Telma, do Iserj: http://www.youtube.com/watch?v=_N2PS8Hav1Y

Veja a reportagem do site da Alerj: http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo.asp?num=45254

Assista a audiência pública gravada da TV Alerj: http://www.youtube.com/watch?v=IXHphttF7Mg