CHANTAGEM DE PANSERA NÃO VAI COLAR!

setembro 12, 2013 - Notícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO – 12/09/2013

CHANTAGEM DE PANSERA NÃO VAI COLAR!

A FAETEC publicou em sua página eletrônica um “apelo” aos pais, para que encaminhem seus filhos às unidades escolares, pois a “greve na FAETEC não se justifica e prejudica reta final de ano letivo bem como desempenho no ENEM”.

Informamos que o presidente da FAETEC, Celso Pansera, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, e o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, são os verdadeiros responsáveis pela greve que os servidores da FAETEC retomaram no dia 12/8/2013, após terem realizado um primeiro movimento paredista entre os dias 22/5 e 13/6/2013.

Por que os servidores da FAETEC retomaram a greve?

A resposta está no descaso das autoridades supracitadas em encaminhar para a aprovação da Alerj o Plano de Cargos e Salários (PCS) construído pela categoria e que foi drasticamente alterado pela FAETEC; em convocar todos os aprovados no concurso público de 2010 enquanto mantém um número absurdo de contratos temporários e gasta milhões de reais em contratos de terceirização com empresas fraudulentas; em instituir a eleição direta para todos os cargos de direção em todas as unidades escolares, acabando com as indicações políticas em Ceteps, CVTs, Faeterjs e em algumas escolas técnicas (Bacaxá, Volta Redonda e Imbariê); em não prover as unidades escolares de laboratórios, equipamentos e materiais básicos para o pleno funcionamento das atividades pedagógicas.

Toda a tramitação do PCS dos servidores da FAETEC só ocorreu em virtude da greve, pois não havia nenhuma garantia de envio para a Alerj em 2013. As drásticas modificações no PCS só foram descobertas pela categoria após sucessivas idas do advogado do sindicato à Sect, pois Pansera e Tutuca trancaram o projeto a sete chaves e agora tentam encaminhar para a Alerj um PCS que prejudicará a carreira dos servidores, rebaixando os percentuais entre os níveis de progressão e instituindo a meritocracia que já se mostrou danosa e ineficaz em outras redes de ensino, tanto no Brasil quanto no exterior!

A última demonstração do completo descaso do governo com a categoria foi a resposta do secretário de Planejamento, Sergio Ruy Barbosa, em reunião com representantes do Conselho de Carreira e do SINDPEFAETEC na última sexta-feira, dia 6/9: “ainda não li o material sobre o PCS, vou viajar para a Europa e voltaremos a conversar no dia 4/10, isso se a greve acabar”!

E o que o presidente da FAETEC tem feito ultimamente para resolver o conflito? Ameaçado cortar o ponto dos servidores através dos diretores de unidade que, esperamos não se posicionem neste momento do lado do governo, mas sim junto das comunidades escolares que os colocaram nesta função. Encaminhem o ponto integral e entreguem essa responsabilidade para o presidente! E que fique bem claro: se houver corte de ponto, não haverá reposição de aulas!

Se o presidente Celso Pansera estivesse mesmo preocupado com os estudantes resolveria o problema de escolas que formam alunos e não lhes concedem diplomas, pois seus cursos não estão legalizados, como já ocorreu com muitos que se formaram no ensino superior e está acontecendo agora na Escola Técnica de Bacaxá; não acabaria com a obrigatoriedade dos estágios nas escolas técnicas por incompetência da FAETEC de não conseguir estágio para todos os estudantes; não deixaria que as escolas funcionassem com laboratórios sucateados; não manteria a farra de contratos temporários e de terceirizações milionárias; não continuaria indicando gestores apadrinhados pelos deputados da base governista etc.

A nossa greve tem recebido o apoio de diversos grêmios estudantis, que representam milhares de estudantes, e não será uma apelação ridícula, uma chantagem barata do presidente da FAETEC que irá tentar jogar os estudantes e os responsáveis contra os servidores.

Nossa greve é por direitos, por uma carreira digna, por melhores condições de trabalho e pela real democratização da FAETEC, pois tudo isso significará um enorme incremento na formação dos estudantes e um grande benefício para a sociedade fluminense.

QUEM PREJUDICA MILHARES DE ESTUDANTES DA FAETEC É O PRESIDENTE CELSO PANSERA!

A GREVE CONTINUA, CABRAL, TUTUCA E PANSERA, A CULPA É DE VOCÊS!

CABRAL, TUTUCA, PANSERA, TIREM AS MÃOS DE NOSSO PCS!

CONVOCAÇÃO DOS CONCURSADOS JÁ!

FORA CABRAL!