1º/10: A GREVE CONTINUA E A LUTA UNIFICOU! Próxima assembleia no dia 7/10, no Iserj.

outubro 2, 2013 - Notícias

Esta terça-feira, dia 1º/10/2013, vai ser lembrada por muito tempo. Milhares de profissionais de educação do Rio de Janeiro, das redes municipal e estadual (Seeduc e Faetec), que estão em greve desde o mês de agosto, unificaram suas lutas e se encontraram na Cinelândia para combater o profundo ataque à educação pública perpetrado pelos governos Sergio Cabral e Eduardo Paes.

Às 11 horas da manhã, centenas de servidores da Faetec se concentraram no Largo do Machado e realizaram uma assembleia geral, que aprovou por unanimidade a continuidade da greve iniciada no dia 12 de agosto!

Também foram aprovadas as seguintes propostas:

1 – Agenda da greve:

– Quarta-feira, dia 2/10: Seminário sobre o PCS, em Quintino, às 10h.

– Quinta-feira, dia 3/10: Reuniões nas unidades dos servidores com as direções para firmar o compromisso de que as direções enviem o MCF de setembro com o ponto integral, tal como foi feito no Iserj ontem (30/9) e acatado pela direção da unidade.

– Sexta-feira, dia 4/10: Ato público em frente à Seplag, às 14h.

– Segunda-feira, dia 7/10: Reunião do Comando de Greve, às 10h, e Assembleia Geral, às 14h, ambos no Iserj.

Ao final da assembleia, os servidores da Faetec aprovaram, por maioria, que deveriam unificar as lutas com as redes municipal e estadual indo em passeata para a Cinelândia, onde estava prevista a votação do PCS da rede municipal na Câmara dos Vereadores.

Saímos em passeata, juntamente com servidores da Seeduc e dois carros de som (um do Sindpefaetec na frente e outro do Sepe ao final), fechando completamente as ruas dos bairros do Catete, da Glória, até chegarmos na Cinelândia, quando encontramos com os servidores da rede municipal de educação do Rio de Janeiro.

Com a Praça da Cinelândia e a Av. Rio Branco completamente ocupadas pelos servidores da educação, a atividade seguia tranquila até que a Polícia Militar de Sergio Cabral resolveu dispersar os manifestantes na base da truculência e da violência aberta, com bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta, balas de borracha e cassetetes, relembrando o nefasto período da ditadura empresarial militar (1964-1985).

A PM queria garantir que a maioria dos vereadores que se encastelavam na Câmara – com a honrosa exceção dos vereadores de oposição – não fossem perturbados pelos manifestantes e pudessem tranquilamente obedecer, tal como cachorrinhos, as ordens do alcaide-ditador Eduardo Paes e aprovar o PCS rejeitado pelos servidores municipais. Infelizmente o PCS foi aprovado, mas todos os servidores da educação demonstraram garra e determinação no enfrentamento de governos que não prezam minimamente pela democracia e que já demonstraram que perderam a legitimidade perante o povo e devem ser escorraçados do poder.

A luta dos servidores da Faetec continua e hoje pudemos verificar quão árdua será a batalha pela aprovação do PCS que queremos na Alerj.

Veja as fotos da assembleia, da passeata e do ato na Cinelândia no facebook do Sindpefaetec: https://www.facebook.com/Sindpefaetec

CABRAL, TUTUCA E PANSERA, TIREM AS MÃOS DO NOSSO PCS!

A GREVE CONTINUA, A CULPA É DE VOCÊS!

CONVOCAÇÃO DOS CONCURSADOS JÁ!

FORA CABRAL, METE O PEZÃO, VÁ COM PAES, DILMA VEZ!