Jornal anuncia que Pezão quer desmontar a FAETEC

dezembro 21, 2014 - Notícias

O jornal EXTRA informou neste sábado, que o Governador Pezão pretende transferir a FAETEC da SECT (Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia)  para a SEEDUC( Secretaria Estadual de Educação).

Se esta é a forma encontrada pelo Governador Pezão para se desvincular do governo Cabral, está indo pelo caminho errado. Os servidores da FAETEC e o SINDPEFAETEC não medirão esforços para reverter esta arbitrariedade, caso a nota do jornal seja confirmada.

Gostaríamos de esclarecer a toda a nossa comunidade escolar e à sociedade em geral que a partir de 1998, no Governo Marcelo Alencar, a educação profissional do Estado do Rio de Janeiro passou a ser gerida pela FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica) e vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa que se mostrou acertada. Com o comprometimento de todos os servidores da Fundação conseguimos ampliar, com qualidade reconhecida pela sociedade fluminense, a oferta de vagas para a qualificação profissional. Somos um complexo educacional de vanguarda, inovador, que dificilmente encontramos modelos parecidos no Brasil. Possuímos Colégio de Aplicação, Ensino Fundamental, Ensino Médio Profissionalizante, cursos de Qualificação Profissional, Ensino Superior Tecnológico e de formação pedagógica, ou seja, trabalhamos da educação infantil ao Ensino Superior, integrados com a formação profissional.  Sabemos que não existe uma fórmula padronizada, engessada para o processo educacional, porém existem experiências bem sucedidas que podem ser compartilhadas. Com absoluta certeza temos o entendimento que a nossa experiência é acertada, o trabalho de nossos servidores é reconhecido pela sociedade fluminense, por conta da boa inserção de nossos alunos no mercado de trabalho e de suas notas no IDEB, ENEM e ENADE, uma das melhores na educação pública estadual.

Por conta disso, como a nota destacou, passamos a ser vistos como “a joia rara da coroa” e sofremos, ao longo desses anos, várias tentativas de ingerência política dentro da FAETEC, conforme denunciamos inúmeras vezes em vários meios de comunicação, inclusive nas audiências públicas da Comissão de Educação da ALERJ. Entendemos que o filho do trabalhador deva ter a oportunidade de ingressar em várias opções de qualificação profissional: baixa, média e alta complexidade. A nossa resistência como servidores públicos, que trabalham em prol da população, conseguiu avanços significativos: eleição por lista tríplice dos diretores das Escolas técnicas e FAETERJ´S, respeitando que o escolhido pela comunidade escolar seja empossado, manutenção de servidores concursados da rede em cargos de alto escalão da FAETEC, indicação de servidores da rede para ocuparem as coordenações dos CVT’S (Centro Vocacionais Tecnológicas), o status de gestor da Educação Pública Estadual Profissionalizante em cumprimento ao Plano Estadual de Educação e integrantes do Fórum Estadual de Educação Profissional, criado pela lei do Plano Estadual de Educação, que visa criar políticas públicas de curto, médio e longo prazo para a educação profissional.

Como vimos, a FAETEC é muito mais do que o Governador Pezão disse na reportagem. Estranhamos que o Governador apesar de ter feito parte da Secretaria de Governo no mandato da Governadora Rosinha Garotinho, ter sido Vice-governador nos dois mandatos do governador Sérgio Cabral, tenha minimizado tanto a FAETEC e não avalie que essa intenção anunciada na reportagem é completamente rechaçada pelos servidores, alunos, pais e responsáveis. O Brasil está num momento em que a população não aceita mais que interesses político partidários, que atendam apenas a grupos organizados de sustentação dos governos estejam acima do interesse popular. Esse sentimento se mostrou claro nas últimas eleições, principalmente na eleição presidencial, mas aqui no Rio de Janeiro também não foi diferente e a eleição do governador Pezão esteve realmente ameaçada.

O SINDPEFAETEC mostrou para toda a sociedade que sabe negociar, que não é intransigente nas suas ações, que visa a melhoria da qualidade da Fundação e uma política salarial que reconheça a qualidade técnica de seus servidores, como aconteceu no nosso PCS. Porém ao longo desses anos, também mostramos que sabemos enfrentar e, se isso se confirmar, é o que faremos.  Vamos mobilizar a comunidade escolar, porque uma atitude como essa tem que ser discutida na rede e com ampla participação de todos os envolvidos. Esperamos uma manifestação pública da Secretaria de Ciência e Tecnologia, da Secretaria Estadual de Educação e da Presidência da FAETEC sobre o assunto.

Governador Pezão, educação se faz com diálogo, não com “canetadas” pura e simplesmente. Isso não é atitude de quem age com humildade, tema que era usado em sua campanha para o Governo do Estado. Tirar a FAETEC da gerência da Secretaria de Ciência e Tecnologia, sem uma ampla discussão com a comunidade escolar e a sociedade fluminense é alterar arbitrariamente um modelo que reconhecidamente vem dando certo. Se essa atitude for mantida, teremos uma alternativa: o enfrentamento. Já mostramos que sabemos fazer, fizemos uma greve histórica no ano passado pela aprovação do PCS e pela chamada de mais concursados.

Pedimos aos companheiros que acessem os emails: do governador, dos deputados, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, da Secretaria Estadual de Educação, da FAETEC, além de todas as redes sociais do governo, para que possamos enviar nossas manifestações de repúdio contra esta atitude e tentar impedir que ela aconteça de fato.

Vamos pra luta!

Governador