AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALERJ SOBRE O ENSINO SUPERIOR

março 29, 2015 - Notícias

Nesta quinta-feira, 26 de março de 2015, foi realizada Audiência Pública da Comissão de Educação da ALERJ sobre os cortes orçamentários na educação superior do estado do Rio de Janeiro.

Uma nova composição da Comissão de Educação, que continua presidida pelo Dep. Comte Bittencourt, conduziu as falas de diversas representações (reitorias, sindicatos e DCEs) da UERJ, UENF, UEZO, e FAETEC sobre suas situações orçamentárias em 2015. As universidades, de modo geral, sofreram cortes ou contingências de milhões de reais cada uma. A FAETEC foi a única rede que não sofreu cortes ou contingências.

Pelo SINDPEFAETEC, seu diretor de educação superior, Marcos Roberto Freitas, expôs ao público presente que o sindicato considera contraditório a FAETEC ser a única instância de educação superior da rede estadual que recebeu aumento de orçamento (cerca de R$ 20 milhões acima do valor orçamentário de 2014) e, ainda assim, as FAETERJs possuem problemas gritantes em infraestrutura, como a ausência de acesso à internet no curso de tecnólogo em análise de sistemas da FATERJ-Rio há mais de um mês, ausência de verba para atividades acadêmicas externas à unidade, falta de autonomia para conduzir assuntos como a busca de parcerias e convênios – tudo isso acontecendo sem redução no orçamento da nossa rede.

O Sindicato alertou os presentes sobre a postura do novo presidente da FAETEC, Wagner Victer, de não considerar como prioridade o ensino superior da rede, o que preocupa muito o SINDPEFAETEC. Ao anunciar a criação de 60 novos CVTs e 15 novos CETEPs, majoritariamente compostos por funcionários contratados, sem debater com a comunidade escolar, o engenheiro Victer indica a clara intenção de priorizar apenas uma parte da rede – justamente aquelas que são denunciadas por render dividendos eleitorais aos políticos ligados ao governo do estado.

A categoria dos servidores desta Fundação, ao lado do seu Sindicato, não permitirá que o ensino superior e as escolas técnicas da nossa rede sejam negligenciados. Unidos, temos a força necessária para reverter esse quadro desfavorável. Esta é uma categoria consciente de seu valor e de suas demandas, e o SINDPEFAETEC está sempre pronto a conduzir nossa luta pela valorização do ensino técnico e tecnológico de qualidade!

audiencia ensino superior

Discurso do Diretor do Ensino Superior do SINDPEFAETEC