Dia Nacional de Luta contra a Terceirização

abril 15, 2015 - Notícias

terceirizacao

Logo – Sindicato dos Bancários de São Paulo

Dia 15/04 será o Dia Nacional de Lutas contra a Terceirização. A Câmara dos Deputados aprovou o texto base do Projeto de Lei (PL) 4330/2004 no dia 08 de abril. Este projeto amplia exponencialmente a terceirização, pois permite que atividades-fim sejam terceirizadas. Na forma como foi aprovado o texto, podemos ter empresas de ônibus, escolas, bancos, possuindo motoristas, professores e bancários terceirizados. Observamos que esse grande interesse da classe empresarial para aprovar o projeto é a diminuição dos custos a qualquer preço, pois os terceirizados possuem menos direitos trabalhistas, maior carga horária, menos treinamento, são mais suscetíveis ao assédio moral. Não é por acaso, dos 324 deputados favoráveis ao projeto, 189 são empresários.

No serviço público, teremos significativamente a redução dos concursos públicos. Voltaremos aos tempos do QI (Quem Indica). Num cenário de envolvimentos espúrios entre o público e privado, com denúncias sendo apresentadas a todo instante, a aprovação deste projeto é um contra-senso.

No Rio de Janeiro, teremos um ato público contra o projeto na Candelária a partir das 16h00, promovido por várias Centrais Sindicais, sindicatos e movimentos populares. Vamos derrotar mais esse ataque contra os trabalhadores!