Informes sobre Ato Unificado no Palácio

outubro 13, 2015 - Notícias

A Direção do SINDPEFAETEC  e demais profissionais da rede FAETEC compareceram ao Ato Unificado da Educação Estadual no dia 08 de outubro, concentrando-se às 13h00 no Largo do Machado, seguindo em passeata até o Palácio Guanabara para cobrar a reposição das perdas salariais dos servidores.

Surpreendentemente, a direção do SEPE estadual negociou, de forma isolada com o líder do governo na ALERJ a entrada apenas de coordenadores do SEPE à reunião com o representante do governo no Palácio. Essa atitude não abriu espaço para representantes de outras categorias, isto é, os da UERJ ou os da FAETEC, numa ação decidida no momento do Ato. Como só foi autorizada a presença de cinco representantes à reunião no Palácio, conforme foi acertado pelo SEPE na ALERJ, todos os cinco representantes foram coordenadores do SEPE estadual. Tal atitude anulou o caráter unificado do Ato, que havia sido construído na reunião do dia 02 de outubro, na UERJ.

Lamentamos tal fato, por entender que, numa crise política e econômica como esta que o Brasil atravessa hoje, não sendo diferente no nosso estado, não há espaço para luta isolada por reajuste salarial. Isso foi comprovado com o fato do governador ter se reunido algumas vezes com o SEPE, e apresentar índice zero de reajuste para os presentes. Infelizmente, como relatado no site do SEPE, seus dirigentes sindicais tentam mais uma vez negociar de maneira isolada o reajuste salarial com o governador. Unidade não se estabelece com discurso, e sim na luta!

Por acreditar na força do movimento unificado é que nos propusemos a resgatar o MUSPE( Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estadual), onde tivemos papel relevante. O movimento Unificado foi importante na ocasião do histórico reajuste de 8% para todos os servidores estaduais, durante o primeiro mandato do governo Cabral, quando milhares de servidores fecharam as duas pistas em frente ao Palácio Guanabara, e tendo como última ação exitosa a derrota imposta aos articuladores da ADI, que em 2012 tentaram retirar nossos triênios.

Por conta do lamentável episódio acima relatado, tivemos que nos direcionar para fora do eixo unificado de luta; nos mobilizamos ali mesmo em frente ao Palácio Guanabara, e garantimos uma reunião com o Secretário de Governo, Dep. Paulo Melo, para a próxima terça-feira (13/10), um dia antes de nossa Assembleia Geral. Iremos negociar uma reunião do SINDPEFAETEC com o governador, a imediata publicação da regulamentação de nosso PCS com o texto mais favorável ao servidor, restabelecendo o pagamento de nossas progressões, e demais itens de nossa pauta. Na próxima quarta-feira (14/10), realizaremos nossa Assembleia Geral, e a participação de todos os servidores é muito importante, para definirmos o rumo de nossa luta, que se fortalece diante das adversidades!