Presidente da Faetec não dá prazos para nada na audiência pública

agosto 4, 2011 - Notícias

Presidente da Faetec não dá prazos para nada na audiência pública.

Em audiência pública realizada pela Comissão de Educação da Alerj na última quarta-feira, dia 30/3, com grande presença de servidores e aprovados no último concurso público, o presidente da Faetec, Celso Pansera, mais uma vez não estabeleceu nenhum prazo para o pagamento do vale-transporte, do adicional de qualificação, dos descontos das greves de 2003 e 2006 e da diferença dos atrasados do PCS, além da incorporação definitiva dos cedidos e da convocação de mais aprovados no concurso.

O presidente falou, falou, falou … e não disse nada que a categoria já não soubesse, ou seja, não falou aquilo que todos os servidores da Faetec querem saber: QUANDO a Faetec vai cumprir suas obrigações com os servidores, pagando o que lhes é devido! O processo do vale-transporte está na Seplag e depois vai para a Casa Civil. Mas QUANDO vai ser pago? O presidente não respondeu! O projeto dos cedidos está na Casa Civil e depois vai para a Alerj como mensagem do Executivo. Mas QUANDO finalmente essa novela vai acabar? O presidente não respondeu! A Faetec vai convocar mais aprovados no último concurso público. Mas QUANDO? O presidente também não respondeu!

O SINDPEFAETEC denunciou que 57% (!!!) dos 11651 trabalhadores da Faetec (dado de dezembro de 2010, obtido na Faetec) são professores contratados temporariamente e terceirizados da área de apoio. Esta informação causou espanto nos presentes e foi bastante comentada pelos deputados da comissão.

Sobre o último concurso público para o quadro permanente de servidores, o SINDPEFAETEC criticou a forma como foi disponibilizada a oferta de vagas nas unidades escolares para os 725 docentes desta primeira convocação. Simplesmente a Faetec não disponibilizou todas as vagas ocupadas por contratados, mas ofertou aos novos concursados apenas as vagas de contratos temporários que foram encerrados em fevereiro de 2011. O resultado foi, em muitos casos, a lotação do(a) concursado(a) em uma unidade escolar distante de sua casa, quando ele(a) poderia trabalhar mais próximo de sua residência, configurando um real prejuízo aos novos servidores.

O presidente falou que a Faetec pretende oferecer vagas de ensino médio nos CVTs. Será que vai ser com professor contratado ou concursado? O SINDPEFAETEC disse que é fundamental que a Faetec convoque mais aprovados do concurso para ocupar as vagas dos contratados. Vários aprovados e não classificados estavam presentes na audiência pública e já se organizam para provocar o Ministério Público no sentido de exigirem seus direitos. Daremos todo o apoio necessário.

O SINDPEFAETEC também fez uma severa crítica ao novo Estatuto da Faetec (Decreto 42.327, de 3/03/2010), que não reserva nenhuma cadeira aos servidores no Conselho Superior, órgão deliberativo responsável por estabelecer a política educacional da Fundação, dentre outras atribuições. Por outro lado, este conselho reserva 9 vagas para membros de livre escolha do governador dentre representantes de órgãos públicos e privados, numa clara opção política do governo de fazer com que o mercado defina qual é o projeto da Faetec! Apenas no Conselho Consultivo, que não tem caráter deliberativo, há 2 vagas (num total de 9) para representantes do quadro permanente da Faetec. Nestes conselhos não há representação discente e de pais, além dos membros não serem eleitos, mas indicados pelo governador. É claro que somos contrários a esse Estatuto da forma como está elaborado e defendemos o debate democrático sobre a organização da Fundação, além da eleição para todos os cargos, inclusive de presidente da Faetec.

O SINDPEFAETEC falou também sobre nossas perdas salariais acumuladas, que já alcançam cerca de 50% desde 2002.
Na próxima quarta-feira, dia 6/4, às 14 horas, na ETE República, teremos uma assembléia geral em que definiremos os passos de nossa campanha salarial e o processo de mobilização para a conquista dos nossos direitos. Todos à assembléia!

Leia um resumo da audiência pública elaborado pela Alerj:

Veja um resumo da audiência pública na TV Alerj: