Leia um resumo da audiência pública sobre o ensino fundamental.

agosto 4, 2011 - Notícias

Leia um resumo da audiência pública sobre o ensino fundamental.

Neste dia 11 de maio de 2011, com o auditório da Escola Estadual de Educação Especial Favo de Mel completamente lotado, contando com a presença de diversos servidores, estudantes, responsáveis e do SINDPEFAETEC, a Comissão de Educação da Alerj sentiu que a mobilização da comunidade escolar será a grande responsável pela permanência de todo o ensino fundamental (1º ao 9º anos) na rede Faetec. O SINDPEFAETEC, que foi quem divulgou para as unidades de ensino fundamental a realização desta audiência pública, estará sempre presente para apoiar os anseios da comunidade escolar. Ficou provado que só a mobilização de responsáveis, estudantes e servidores garantirá a permanência de todo o ensino fundamental na rede Faetec.

Leia abaixo um resumo preparado pela Alerj sobre a audiência pública:

FAETEC SUGERE MANTER EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL JUNTO COM ENSINO TÉCNICO

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Comte Bittencourt (PPS), comprometeu-se a analisar o projeto da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) que pretende manter na unidade de Quintino, zona Norte do Rio, aulas de educação fundamental. Bittencourt afirmou ser favorável à manutenção caso a unidade também ofereça o ensino profissionalizante para as turmas de primeira a quinta séries. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (11/05), durante audiência realizada pelo colegiado na Faetec de Quintino.

 

Ouça na Rádio Alerj: http://radioalerj.posterous.com/faetec-sugere-manter-educacao-fundamental-jun

“Caso a fundação tenha um projeto específico que justifique a formação técnica em seu projeto institucional de dotar a escola de alguma pedagogia nova, a comissão estará aberta a conversas”, comentou o parlamentar. O deputado disse ainda que o que não se quer é “manter uma única escola de primeiro ao quinto anos no sistema Faetec oferecendo apenas o ensino fundamental tradicional”. Bittencourt explicou que, de acordo com a Lei 4.528/05, todas as escolas do estado que oferecem ensino fundamental nas séries iniciais deverão passar a função para a administração municipal até 2015.

A subsecretária Municipal de Educação do Rio, Helena Bomeny, garantiu que a Prefeitura está preparada para receber os alunos da Faetec. “Teremos vagas para todos. Estamos fazendo uma análise de demanda para a construção de escolas e creches. É um trabalho incessante, mas, onde houver necessidade, estaremos aptos a receber os alunos”, assegurou Helena.

A vice-presidente da Faetec, Maria Cristina Lacerda, defendeu a permanência das crianças e dos jovens na unidade de Quintino. “Não somos contrários à lei, até porque sabemos que houve um amplo diálogo até a aprovação da norma. O que queremos é continuar dando andamento ao nosso projeto, já que a maioria dos alunos mora no entorno da fundação, constituído por comunidades muito carentes e com o número de escolas ainda precário”, assinalou. Ela esclareceu também que a Faetec está preparada, caso mantenham o ensino fundamental na escola, a oferecer o ensino profissionalizante.

“Se entenderem a importância de fazer um projeto com princípio educativo voltado para o ensino técnico, nossa escola terá essa alternativa como solução para manter a educação fundamental. Enfim, estamos aqui para cumprir a lei, mas não queremos de maneira nenhuma que a população sofra e que as crianças e os jovens saiam prejudicados”, enfatizou Maria Cristina, dizendo que, caso a Prefeitura do Rio necessite, a Faetec pode ceder salas de aula e espaços no campus de Quintino. As deputadas Claise Maria Zito (PSDB) e Andreia Busatto (PDT) também participaram da reunião.

(texto de Vanessa Schumacker)

Fonte: http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo2.asp?num=38815, acesso em 12/05/2011

 

Comissão de Educação da Alerj em debate na Faetec
Qui, 12 de Maio de 2011 19:26.

Em reunião ocorrida no auditório do Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional (Caep)/ Favo de Mel, uma equipe da Comissão do Educação da Alerj, presidida pelo deputado estadual Comte Bittencourt, visitou o Campus de Quintino para uma audiência pública com a comunidade escolar a fim de discutir os rumos do Ensino Fundamental. Eles foram recebidos pela vice-presidente educacional, Maria Cristina Lacerda, que representou o presidente Celso Pansera e toda a direção da Faetec. Participaram do debate a subsecretaria municipal de Educação, Helena Bomeny; o diretor da EEEF República Anderson Candido; a professora Cláudia Guimarães, da comissão de pais da Escola Fundamental República; Marcelo Costa, do Sindpefaetec, além de professores e representantes de alunos e ex-alunos.

Com o auditório lotado, o debate seguiu com a pauta sobre a municipalização do Ensino Fundamental e as mudanças do ensino público à luz da Lei 4528/05 e da Lei 5597/09, que estabelece diretrizes para a organização do sistema de educação em todo o Estado.

Para a professora Maria Cristina Lacerda, a Faetec, em sua formação inicial, adotou historicamente uma política educacional responsável pela oferta de uma educação integral, da Educação Infantil ao Ensino Superior, configurada através dos Centros de Educação Integral/CEIs, projeto da professora Nilda Teves. Ela pontuou, também, a falta de escolas de educação infantil e de ensino fundamental existentes na região que atenda às diversas comunidades carentes. “Por isso, o nosso desejo é, pelo menos, assegurar que nossos estudantes, que já estão no Ensino Fundamental, completem todo o seu ciclo de estudos na Fundação. E, claro, achamos importante que a comunidade do entorno seja beneficiada também”, ressaltou.

 

A vice-presidente educacional Maria Cristina Lacerda representou toda a Faetec

O deputado Comte Bittencourt esclareceu que, em toda a transição, o processo será gradativo. Informou que, diante da enorme adesão de pais, professores, alunos e servidores pela manutenção do Ensino Fundamental junto ao Ensino Técnico, solicitou então que a Faetec apresente o seu projeto pedagógico, e assim, se for de interesse de todos, abrir o debate desta questão. Bittencourt considerou importante a intervenção da professora Sandra Santos, diretora geral do Iserj, e da coordenadora pedagógica, Monique Toledo, sobre projeto de educação diferenciada no Ensino Fundamental, e sugeriu uma reunião ampliada com todos os representantes.

O deputado estadual Comte Bittencourt concordou em analisar o processo
pedagógico da Faetec
.

Fonte: http://www.faetec.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1888:comissao-de-educacao-da-alerj-em-debate-na-faetec&catid=12:noticias&Itemid=20, acesso em 12/05/2011.

Outras Notícias

SINDPEFAETEC
Rua Lucinda Barbosa, 32 / 101 - Quintino - Rio de Janeiro / RJ - CEP 21311-340 - (21) 2146-6522 &
Rua Saldanha Marinho, 109 / 205 – Centro – Campos dos Goytacazes . CEP: 28013-021 / RJ – (22) 97401-2330
Instagran: sindpefaetec_oficial

Desenvolvido pela Equilibrio Digital