FAETEC fecha acordo de pagamento com terceirizadas

julho 22, 2016 - Notícias

Em contato com a presidência da FAETEC, fomos informados de que foi fechado um acordo de quitação dos débitos da Fundação com as empresas terceirizadas, possibilitando a regularização do pagamento dos trabalhadores, que há meses vinham sofrendo com a falta de pagamento de seus salários. Este é  um passo fundamental  para adquirirmos as condições necessárias para a viabilidade de funcionamento da rede, em relação à limpeza, merenda e segurança.

A direção desse sindicato, sempre se posicionou sobre esse tema, onde somos contrários à política de contratação de pessoal no serviço público,  através de contratos temporários e  terceirizações, porém nunca nos posicionamos contra o trabalhador. Desde a nossa primeira audiência de conciliação, defendemos que o caminho para resolver o problema da viabilidade de funcionamento das escolas era com o fim do movimento paredista, pois diante da crise anunciada pelo governo, o retorno do pagamento das verbas de custeio da rede FAETEC só  aconteceria após a retomada das atividades dos servidores na rede, sendo que o governo estava confortavelmente culpabilizando a greve e as ocupações pela persistência  do problema, e isso ficou claro na reunião da qual o SINDPEFAETEC participou, junto com os deputados da Comissão de Educação da ALERJ, a SECTI, a FAETEC e a Defensoria Pública. Dizíamos que a contradição que surgiria com o retorno às atividades deveria ser “colocada no colo” do governo, e que só assim avançaríamos na solução dos problemas estruturais, para viabilizar o funcionamento da rede.

Pelo desenrolar dos fatos, ficou claro que essa foi uma decisão acertada. Continuaremos trabalhando em prol dos servidores da FAETEC, e de toda comunidade escolar, não apenas denunciando  mazelas, mas principalmente, lutando e apontando soluções para que possamos oferecer à população  deste estado uma formação técnica, pública e de qualidade.