Semana de Lutas e Vitórias dos Servidores – MUSPE

novembro 24, 2016 - Notícias

Esta semana foi muito importante para os servidores públicos estaduais, que estão lutando com afinco para, gradualmente, derrotar o “pacote de maldades” do (des)governo Pezão, conduzidos pelo MUSPE. Na segunda-feira, 21/11, Jorge Picciani negou-se a cumprir ordem judicial que o obrigava a liberar o acesso às 280 vagas das galerias do plenário aos servidores, o que levou os diretores do Sind-Justiça (que integra o MUSPE) a pedir a prisão de Picciani ao desembargador relator da ação, por desobediência à ordem judicial. Nesse mesmo dia, lideranças do MUSPE receberam uma representante do Sindicato dos Jornalistas, para tratar do assunto da agressão ao repórter Caco Barcelos durante a cobertura da repressão ao protesto de 16 de novembro. Na ocasião, firmou-se um acordo entre o Movimento Unificado e os jornalistas para se tomar medidas de conscientização, além de produzir nota de repúdio ao ato de agressão, no intuito de evitar outros casos de violência em novos Atos de protesto.

20161123_160241

No dia 22/11, ocorreu mais um Grande Ato dos Servidores e da População contra o pacote de maldades do Pezão, antecedido pela reunião do Colégio de Líderes com representantes das entidades vinculadas ao MUSPE, além de representantes de diversos setores da segurança pública. Na reunião, o Movimento Unificado apresentou uma proposta de 15 medidas para tirar o estado da crise econômica, sem lesar os servidores e a população. Para acessar as propostas, clique AQUI. Diante da pressão exercida pelos servidores ao longo das últimas semanas, a maioria dos parlamentares líderes de partidos fizeram falas, para os presentes, que eram contrárias ao “pacote de austeridade” do Pezão. Essa é a prova de que a determinação dos servidores mobilizados, em protestos, em ações judiciais, e em negociação franca, surte resultados. Durante o Ato, um grupo de representantes do MUSPE que participaram da reunião no Colégio de Líderes apresentou denúncia ao Ministério Público Estadual contra Jorge Picciani, pelo não cumprimento de medida judicial para permitir o livre acesso de servidores nas galerias da “Casa do Povo”. Apesar da presença de forte aparato policial, da força nacional de segurança, e blindados, o Ato seguiu, com um grande número de participantes e sem incidentes, até seu encerramento, às 15h00, com a ótima notícia de que o projeto de lei do fim dos triênios foi retirado da pauta, por medida judicial pela sua inconstitucionalidade.
No dia 23/11, a restrição do presidente da ALERJ, Jorge Picciani, para a entrada de servidores nas galerias do Plenário gerou insatisfação dos presentes, que gritaram “Galeria vazia / Não é democracia!”, e viraram as costas aos parlamentares. Após esse protesto, que causou constrangimento na Casa, Picciani se retirou do Plenário, e as atividades prosseguiram com outro deputado presidindo a sessão. Falas de parlamentares contrárias ao pacote do Pezão eram aplaudidas, já aquelas que eram dúbias, ou favoráveis ao pacote de maldades, recebiam sonoras vaias dos servidores nas galerias. A pressão sobre os parlamentares continuou nesta quinta-feira, 24/11, apesar do Parlamento encontrar-se quase vazio: uma comissão do MUSPE conseguiu de Picciani o compromisso de abertura da CPI das isenções fiscais no retorno do recesso parlamentar, em fevereiro – uma demanda do MUSPE, apresentada ao Colégio de Líderes no dia 22.
Vitórias da luta unificada, numa semana de extrema importância para os servidores estaduais!
No dia 29/11, às 10h00, estaremos todos juntos de novo, protestando em frente à ALERJ, pela derrubada definitiva do pacote de maldades!
Juntos, Somos Fortes!
Nenhum Direito a Menos!
SINDPEFAETEC na Luta Unificada!

img-20161122-wa0161

img-20161122-wa0077

img-20161122-wa0128

MUSPE recebe representante do sindicato dos jornalistas