Secretário da SECTI em Campos dos Goytacazes

abril 13, 2017 - Notícias

Neste dia 10 de abril de 2017, por volta das 08h00, reuniram-se na sala de reuniões da FAETERJ em Campos dos Goytacazes (dentro do campus da E.T.E. João Barcelos Martins) o Secretário de Ciência Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Pedro Fernandes, o deputado estadual Geraldo Pudim, os representantes do SINDPEFAETEC em Campos, Jorge Henrique Lacerda e Rodrigo R. Fraga, os gestores das E.T.Es de Campos, o Coordenador do Pólo Campos, e cerca de 50 servidores das diversas ETEs de Campos dos Goytacazes.
Na reunião, foram apresentadas ao Secretário demandas como: Salários (tanto para quem já recebeu alguma parcela quanto para os que nada receberam), estrutura das unidades (pelo menos, condições dignas de funcionamento).
O sindicato mais uma vez relatou a situação de penúria que os servidores da rede estão passando, não aceitando trabalhar de graça (três folhas salariais pendentes), motivo pelo qual a categoria entendeu, em assembleia geral, ser este o momento de Greve.
O Secretário iniciou sua fala declarando que a prioridade do momento é o acerto salarial. Afirmou novamente aos presentes que a FAETEC receberá pelo mesmo calendário da SEEDUC, e de forma INTEGRAL. Caso esse acordo como governo não aconteça até o final do mês, ele pedirá exoneração do cargo. Pedro Fernandes explicou que o pagamento depositado para parte da categoria com recursos do FUNDEB se deu em virtude da concretização do acordo feito junto ao Governador e ao Secretário de Fazenda.
“A minha intenção era dividir o valor do FUNDEB entre todos da FAETEC, porém o gestor deste recurso, o secretário de educação, achou ilegal, e determinou quem iria receber. Por conta de um erro no envio de um arquivo cerca de 400 a 500 servidores não foram contemplados e somente 2.400 professores receberam” (Pedro Fernandes)
O secretário continuou, abordando a questão salarial, e nos alertou que caso o “socorro” financeiro da União não venha, poderemos fechar o ano com até 6 (seis) folhas de pagamento em atraso. Quanto à estrutura das unidades, o secretário informou que, no momento, está sem dinheiro para realizar melhorias. Por fim, não fez promessas futuras e disse que, mesmo recebendo a partir de agora integralmente, que não era motivo para comemorar, pois, a situação ainda está ruim.
Após ouvir alguns servidores e dirimir dúvidas, a reunião foi encerrada. Logo depois, junto à categoria, o SINDPEFAETEC Campos foi à UENF, para um ato público em defesa dos direitos dos servidores, e para participar da recepção ao Secretário, que ratificou, ali, o discurso supracitado.

IMG-20170412-WA0007

IMG-20170412-WA0012IMG-20170412-WA0005