Alerj aprova aumento do desconto previdenciário dos servidores

maio 25, 2017 - Notícias

Durante todo o mês de maio, lideranças sindicais do MUSPE percorreram gabinetes de deputados, com o intuito de convencer os parlamentares a votar contra o projeto de lei 2240/16, que propõe aumento de alíquota previdenciária de 11% para 14%. Cerca de 25 deputados entenderam que o aumento de alíquota não resolvia o problema de atraso de salários, e muito menos a crise econômica em que nos encontramos. Material em vídeo e artes gráficas sobre o projeto e sobre o posicionamento de cada parlamentar contrário ao aumento foram produzidos pelo Movimento Unificado, para divulgação nas redes sociais, com o objetivo de influenciar deputados indecisos.

Ouvia-se, na ALERJ, que o governo estava perdendo sua vantagem na votação. Para evitar derrota, ele agiu nos bastidores, da forma que tem sido revelada pelas autoridades policiais e judiciais em diversas ocasiões: o toma-lá-dá-cá, com oferta de cargos e outras vantagens, em troca de apoio parlamentar na aprovação do nefasto PL 2240.

O MUSPE realizou um belo Ato no dia 24 de maio – dia da votação desse PL, para pressionar os membros da ALERJ pela reprovação do aumento de alíquota, mas isso não foi suficiente. Ignorando a falta de reajuste salarial dos servidores estaduais, que já dura três anos, além de todos os sacrifícios dos últimos dois anos, por conta da crise, esse aumento foi aprovado na Casa do Povo por 39 votos a 26. A votação ocorreu em sessão secreta, sem permitir a presença de pessoas nas galerias, desobedecendo ordem judicial, que revoltou os servidores e acirrou os ânimos. Então, o Batalhão de Choque iniciou sua já notória demonstração de violência para dispersar a multidão, com tiros de balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo, e abrir caminho para a saída dos parlamentares, mas os servidores que lá protestavam conseguiram resistir por mais duas horas.

Os deputados q votaram pelo aumento da alíquota do desconto previdenciário dos servidores , preferiram escolher o lado de um governo sob várias denúncias de corrupção , incompetente, e com seus dias contados. Ano que vem, haverá eleições, e nós não esqueceremos daqueles que usaram seus mandatos em barganhas escusas para prejudicar os servidores.

A luta pelos direitos dos servidores é árdua, com reveses de ambos os lados. Mas precisa ser lutada, sempre!
Juntos, somos fortes!

Deputados que concordaram em transferir para o servidor a conta da corrupção e da má gestão administrativa durante esta última década.

Deputados que votaram a favor do servidor em 2016, mas mudaram o voto em 2017:

Benedito Alves PRB
Carlos Macedo PRB