NOTA SOBRE O SALÁRIO DE AGOSTO

setembro 20, 2017 - Notícias

Desde o período do recesso escolar deste ano, no qual trabalhamos pela sua antecipação e prorrogação, o SINDPEFAETEC declarou publicamente que defenderia greves e paralisações em suas assembleias, caso houvesse supressão ou parcelamento dos salários.

Assim fizemos quando o atual Secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, optou pelo retorno às aulas, mesmo ciente de que estávamos sem receber quatro folhas salariais na ocasião. Mais uma vez, nos surpreendemos com o Secretário, que aceita passivamente a maneira depreciativa com a qual o governo Pezão trata a pasta. É público e notório que o governo tenta transferir para o servidor, e para a população, o custo da corrupção e da incompetência administrativa do grupo político que tem governado o Estado nos últimos dez anos.

No entanto, mesmo nessa situação caótica, a crise não foi vivenciada de forma equânime, pois sistematicamente a nossa pasta foi submetida a supressões, parcelamentos, falta de repasses para manutenção, e atrasos de salários, mesmo a FAETEC tendo receitas carimbadas, como o FUNDEB. Não foi visto fato semelhante na maioria esmagadora das Secretarias, incluída a Secretaria de Fazenda, chefiada por Gustavo Barbosa, responsável pela gestão de recursos estaduais e adepto do lema “farinha pouca, meu pirão primeiro”, pois a pasta não teve atraso salarial, mesmo não possuindo nenhum fundo específico para provisão de recursos – a folha dessa secretaria é quitada com recursos do Tesouro Estadual.

Portanto, a decisão de deixar mais de cem mil servidores ativos e inativos sem o salário de agosto (sendo a maioria desses aqueles vinculados à Ciência e Tecnologia) foi explicitamente política, como foi política a opção do governo pelo RRF, anunciado como salvação imediata para o estado, fato que não está se configurando, conforme havia sido alertado pelo MUSPE, que apresentou outras alternativas à crise, que foram ignoradas pelo governo. Portanto, manteremos a coerência, e caso não haja o pagamento da folha de agosto, defenderemos a paralisação das atividades na próxima Assembleia Geral, que será nesta quinta-feira (21/09), às 09h00 no Teatro da FAETEC de Quintino.

SEM SALÁRIO, SEM TRABALHO!