Reunião do SINDPEFAETEC com a Presidência da FAETEC

fevereiro 11, 2021 - Notícias

Nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, a direção do SINDPEFAETEC esteve reunida com o presidente da instituição, João de Melo Carrilho, o vice-presidente educacional, Rogério Pires, a chefia de gabinete e o responsável pela emissão das notas técnicas em processos administrativos, para dar continuidade ao tratamento das pautas da categoria, conforme detalhado abaixo:

1 – Progressões do Plano de Cargos e Salários:

A FAETEC continua enviando todas as publicações à Casa Civil; porém, o governo criou uma rotina administrativa à qual a FAETEC já se adequou. Esta direção sindical fez um breve histórico à equipe reunida, demonstrou a frequência com que o congelamento das progressões na carreira tem acontecido, e o desgaste que isso gera à categoria. Feito isso, a presidência demonstrou as adequações às novas rotinas para que que esse congelamento não ocorra mais.

2 – Retroativos de 2019 e 2020:

A Presidência, com sua equipe administrativa, nos mostrou o processo administrativo onde já foram reconhecidos os devidos valores aos servidores e o cumprimento das exigências impostas pelo governo, seguindo a lei sobre dívidas de exercícios anteriores. A presidência se comprometeu a continuar monitorando e empregando a celeridade necessária, uma vez que as progressões são previstas na lei 6.720/14.

3 – AJE – Adicional de Jornada Estendida:

Um processo administrativo foi aberto, no qual a FAETEC demonstra ao Governo ser mais vantajoso fazer uso desta prática. Esse processo está em andamento.

4 – Auxílio-Alimentação:

Conforme conversado na primeira reunião, em dezembro de 2020, a FAETEC abriu um novo processo solicitando o auxílio-alimentação. Nessa ocasião, a direção sindical pôde demonstrar que outras vinculadas à SECTI já recebem o benefício. A equipe técnica está em fase final de elaboração do parecer de impacto financeiro e funcional, para cumprir mais uma etapa. Inclusive, vale ressaltar que o presidente tem colocado o Secretário da pasta (SECTI) a par dessa situação, buscando uma interlocução mais eficiente para a implantação desse benefício na rede.

5 – FUNDEB:

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, tem feito contato direto com o MEC, e um processo foi aberto para que a verba do FUNDEB seja repassada diretamente à FAETEC, sem intermediários, pois isso trará independência e agilidade no recebimento. Enquanto isso não ocorre, foi aberto um processo no SEI, para recebimento, junto à SEEDUC, do repasse que pertence à FAETEC neste ano.

6 – Vale-Transporte:

O presidente nos informou que o contrato com a gestora do RioCard já foi assinado, e quando os funcionários que fazem uso do mesmo retornarem às atividades laborais presenciais, voltarão a recebê-lo.

7 – Portaria nº 642 – retorno das atividades educacionais:

O vice-presidente educacional, Rogério Pires, fez um demonstrativo das novas ferramentas para o ensino remoto e futuramente para o ensino híbrido.
A direção sindical, com o intuito de evitar qualquer duplicidade de interpretação, realizou alguns questionamentos, que a VPE esclareceu, nos seguintes termos:
O vice-presidente ressaltou que a portaria pede que cada gestor de unidade promova um plano de ação de retomada, demonstrando as condições reais de cada unidade, pois a mesma portaria coloca, de forma clara e objetiva, que existe um protocolo a ser seguido e, por saber que cada unidade possui uma realidade, foi autorizado o retorno das atividades de forma exclusivamente REMOTA, e que a progressão para o regime híbrido caberá ao Plano de Retomada elaborado por cada gestor de Unidade Escolar, não obrigando nenhuma unidade ao retorno presencial no momento.

Outras Notícias

SINDPEFAETEC
Rua Clarimundo de Melo, 1018 / 201 - Quintino - Rio de Janeiro / RJ - (21) 3273-7916

Desenvolvido pela Equilibrio Digital