Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional do Magistério

abril 12, 2023 - Notícias

No dia 30 de março, foi criada na ALERJ a Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional do Magistério, composta por 15 deputados, de diversos partidos. O objetivo da Frente Parlamentar é lutar pela implantação do piso nacional no Estado do Rio de Janeiro, e a valorização dos profissionais do magistério.

O Rio de Janeiro é um dos Estados com maiores arrecadações da Federação; contudo,  paga um dos piores salários do país para os profissionais do magistério. Tal quadro justifica a iniciativa da Frente em pressionar e cobrar celeridade do governador  Cláudio Castro na implementação do piso, e várias entidades representativas de servidores do  magistério  estiveram presentes,  inclusive o SINDPEFAETEC.

As reivindicações dos sindicatos ligados à educação são semelhantes, já que todos pedem a valorização dos profissionais do magistério, tanto em termos salariais quanto nas condições de trabalho.

Também há concordância, entre os diversos atores políticos presentes, sobre o piso ter que incidir sobre o salário-base do início das carreiras, para que o mesmo percentual do reajuste seja aplicado aos vencimentos dos demais níveis dos servidores, não admitindo que a diferença seja paga apenas como um complemento para os menores salários.

A Frente Parlamentar é composta pelos deputados Andrezinho Ceciliano, Carlos Minc, Dani Balbi, Elika Takimoto, Flávio Serafini, Jari Oliveira, Luiz Paulo, Martha Rocha, Professor Josemar,  Renata Souza, Sérgio Fernandes,  Verônica Lima, e Yuri Moura.