Leia relato da reunião do Sindpefaetec com a presidência da Faetec

dezembro 6, 2011 - Notícias

O Sindpefaetec esteve com o presidente da Faetec, Celso Pansera, com seu chefe de gabinete, professor Ubirajara, e com o diretor administrativo, professor Robson, na segunda passada (28/11) e a seguir passamos as informações que obtivemos à nossa pauta de reivindicações:
*Relotação dos servidores administrativos – já saiu a portaria dos docentes, então cobramos a portaria dos administrativos. O diretor administrativo disse que fará minuta de portaria e encaminhará ao presidente para publicação. Em breve teremos a portaria para garantir a relotação também dos administrativos.
*Adequação da carga horária dos servidores administrativos para 30h – mais uma vez veio o discurso de que a prioridade é a chamada de concursados. O presidente disse que encaminhou ao governo pedido de abertura de mais 500 vagas e aguarda a decisão do governo. Diante disso, não se acha à vontade para reduzir formalmente a carga horária se há necessidade de novos servidores. Porém nos garantiu que o acordo das 30h está de pé e que na reunião com diretores de CETEP e CVT em janeiro próximo irá garantir a presença do sindicato para aparar as arestas por conta de alguns desses diretores estarem impedindo o cumprimento do acordo. O sindicato pede aos servidores que estão tendo problemas com diretores por conta do cumprimento do acordo da carga horária, que entrem em contato conosco para resolvermos a situação.
*Fim do teto para pagamento do vale-transporte – o diretor administrativo disse que está com problemas na SEPLAG por conta da ausência de desconto no contracheque dos servidores. Ele ainda não conseguiu implantar o desconto dos 2% por conta do desconto por lei ser de 6%. Enquanto não solucionar esta questão não há como ampliar o benefício.
*Chamada dos concursados novos para além das vagas – como dito anteriormente, o presidente encaminhou pedido de 500 vagas ao governo e aguarda resposta. Quanto aos concursados para região VI e VIII que não foram chamados, eles estão aguardando o término das obras que deve ocorrer em meados do ano que vem, embora irão convocar alguns no início do ano letivo.
*Negociação da proposta do plano de carreira – nosso plano está quase concluído, estamos acertando os últimos detalhes. O presidente disse que precisará do próximo ano todo para negociar junto ao governo. Pelo jeito esta é a nossa grande bandeira do próximo ano.
*Isonomia de carga horária entre docentes e orientadores educacionais, supervisores e inspetores – De acordo com o diretor administrativo, em nosso plano de carreira, técnico pedagógico não é docente, então não pode redistribuir carga horária em horas aula como docente. Então o máximo que ele acha possível é o cumprimento de 2/3 da carga horária de professor, conforme CI encaminhada por ele à chefia de gabinete. Com a mudança do plano de carreira, os OEs, Sup. e Insp. passarão a ser professores e então todo esse problema se define. Enquanto isso buscaremos a menor carga horária possível. Estamos em negociação…
*Isonomia salarial de Prof. Doc. I e II e entre inspetores I e II – o presidente encaminhou para análise do jurídico a possibilidade de isonomia entre estes servidores que desempenham a mesma função porém recebem salários diferentes. Com a proposta nova de plano de carreira, estes servidores terão possibilidade de enquadramento por titulação que gerará salários equivalentes.
*Salário dos contratados – os contratados estão recebendo salários de 5 anos atrás, ou seja, a Faetec não vem cumprindo a lei de pagar o correspondente ao nível 1 do plano de carreira dos servidores efetivos. Embora o sindicato não defenda os contratados, é inadimissível ver esta situação na inércia, afinal de contas nossos colegas contratados são trabalhadores e necessitam de um mínimo de dignidade.
Na próxima quarta-feira, dia 7/12, às 10h, haverá uma audiência pública da Comissão de Educação da Alerj sobre a Faetec e é importante que os servidores compareçam, para que possamos cobrar o cumprimento de nossa pauta de reivindicações.