Retificando informação sobre as eleições nos ISTs

fevereiro 6, 2012 - Notícias

A pedido do diretor de educação superior da Faetec, prof. Fernando Mota, e reconhecendo um equívoco na interpretação dada pelo diretor do SINDPEFAETEC, Roberto Bitencourt da Silva, às  informações recentemente proferidas pelo prof. Mota, em evento ocorrido no Iserj, retificamos informação registrada em nossa matéria há poucos dias publicada. Intitulada “Eleições na Faetec: um bom placar de 2 X 1 para começarmos o ano!”, aí assinalamos que  os Institutos Superiores de Tecnologia (ISTs) em breve contariam com o preceito democrático-eleitoral para as suas respectivas direções. Esclarecendo o assunto, o prof. Mota afirmou que a questão ainda não está decidida junto à Presidência, e que o seu pronunciamento – em nítido apoio à nossa bandeira – deve ser interpretado como uma tese que ele também compartilha. Pedimos, pois, desculpas aos leitores e aos servidores pela equivocada interpretação, por gerar maiores expectativas sem substância nos fatos. Não obstante, vamos manter o nosso pleito pela introdução do princípio democrático nos ISTs, na certeza de que, agora contando com a adesão pública da Diretoria de Educação Superior da Faetec, não tardará para que a Presidência compreenda a necessidade e contemple a demanda dos servidores e do sindicato.

Em relação às eleições para o Conselho Consultivo da Faetec, as informações anteriormente noticiadas não sofrem qualquer modificação, as eleições serão asseguradas, apenas em vias de formulação normativa. Nas palavras do prof. Mota, “o processo para a composição do Conselho Consultivo foi instalado pelo Chefe de Gabinete, sendo contempladas uma vaga para o SINDPFAETEC e três para os docentes, uma para cada segmento”, conforme noticiamos anteriormente.

Nesse sentido, ao contrário do alvissareiro “placar” anteriormente destacado – e também levando em conta o presente edital aberto pela Faetec para a contratação temporária de mais de 600 funcionários, em flagrante desacordo com a necessária convocação dos candidatos aprovados no último Concurso Público –, iniciamos o ano com o saldo de apenas um “tento”, contra dois “gols” levados. Todavia, esta semana começaremos as solicitações por uma audiência pública na Alerj, junto aos integrantes da Comissão de Educação, de sorte a perseguir a reversão do placar! Entre outros itens de pauta, pretendemos encaminhar e suscitar um debate coletivo em torno dos seguintes temas: reajuste e aumento salarial dos servidores; destino dos 37% de incremento orçamentário da Faetec, para este ano; eleições para os ISTs e o Conselho Consultivo; revisão do Plano de Cargos e Salários; e a convocação dos candidatos aprovados no Concurso.