SINDPEFAETEC realiza ato público na inauguração da ETE Imbariê

fevereiro 9, 2012 - Notícias

O SINDPEFAETEC realizou um ato público durante a inauguração da ETE Imbariê, em Duque de Caxias, nesta quarta-feira, dia 8/2.

Com a inauguração programada para as 10 horas e contando com a presença do governador Sergio Cabral Filho, do secretário de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso e do presidente da Faetec Celso Pansera, chegamos e logo ingressamos na unidade. Distribuímos um panfleto para os presentes, denunciando as nossas perdas salariais acumuladas e a nefasta política de contratação temporária em detrimento da convocação de mais aprovados no último concurso público de 2010. Muita gente, entre servidores, alunos, diretores de unidade, contratados e terceirizados, além da população local, já esperava a chegada dos “convidados principais” na quadra da unidade.

Infelizmente, os responsáveis pela segurança não permitiram a entrada dos diretores do SINDPEFAETEC que estavam trajando a camisa do sindicato na quadra. Perguntamos quem havia proibido a nossa entrada e o segurança respondeu que foram ordens do “diretor do evento”, ou seja, nós, servidores da Faetec e dirigentes sindicais, fomos os únicos impedidos de entrar na quadra por ordem do governador, do secretário e do presidente da Faetec. Qualquer um entrava, menos o sindicato.

Alguns diretores que não estavam com a camisa do sindicato entraram na quadra e tentaram estender as faixas que levamos, mas foram impedidos pelos seguranças.

Foi então que, do lado de fora da quadra, estendemos as faixas e começamos a fazer um apitaço durante os enfadonhos discursos dos políticos presentes, que sempre pintam mundos coloridos e maravilhosos. Fomos ameaçados por algumas pessoas que estavam dentro da quadra, que diziam que “aqui não é Rio de Janeiro, aqui é Caxias”, “cuidado quando for embora”, entre outras coisas.

Não nos intimidamos e continuamos o apitaço, incomodando visivelmente os políticos que estavam no palanque. Vários PMs foram chamados e se posicionaram bem do nosso lado, numa clara tentativa de intimidação. Quando o governador acabou de falar, começamos o nosso discurso no megafone, onde denunciamos a proibição da nossa entrada na quadra e as mazelas das contratações temporárias, da não convocação de mais concursados, da desvalorização dos servidores e da falta de democracia na Faetec. Alertamos os alunos e os responsáveis que se organizem para cobrar seus direitos.

Após o evento, circulamos pela unidade e conversamos com os servidores administrativos e docentes, mostrando que o SINDPEFAETEC é o orgão de representação da categoria e que está e estará sempre presente nas lutas e na defesa dos direitos dos servidores da Faetec.

Veja algumas fotos do ato público: