A Formação de uma Frente pela Educação Superior Pública no Estado do RJ

março 21, 2012 - Notícias

Foi realizada em 16 de março importantíssima reunião na Faculdade de Formação de Professores da Uerj, localizada no município de São Gonçalo. Consistiu a reunião em um alvissareiro fruto da articulação política e cooperativa do Fórum das Universidades Estaduais. Ademais, representou um relevante passo inicial das diferentes entidades associativas e sindicais do Estado do Rio de Janeiro, no sentido de organizar uma pauta de demandas e uma frente de ação coletiva com vistas à melhoria das condições de ensino e de trabalho nas instituições públicas estaduais que mantém a educação superior. Estiveram presentes as seguintes entidades: a Asduerj, a Aduenf, o Sindpefaetec, a Aduezo, a Associação de Pais e Professores do CAp/Uerj e representantes do Hospital Pedro Ernesto e do Andes-SN.

Dois temas prevaleceram na reunião, ganhando maior reverberação entre o conjunto dos presentes e representantes: a adoção do regime de dedicação exclusiva e a campanha salarial. Precisamente dois temas de alta relevância e que configuram o centro de nossa pauta de reivindicações. A respeito do primeiro tema, vale frisar que, consistindo em importante item da nossa proposta de revisão do Plano de Cargos e Salários (PCS), encontramo-nos envolvidos com os debates em torno desta revisão desde o ano de 2008. Com o início das atividades da comissão revisora no primeiro semestre do ano de 2009, lá se vão mais de 3 anos em que todos os servidores têm ficado no aguardo da conclusão dos trabalhos! Quanto à campanha salarial, já a iniciamos ao final do ano passado, apresentando emendas ao orçamento da Faetec e recentemente, em paralisação ocorrida, manifestamos nosso descontentamento a respeito da inexistência de uma política salarial sólida e estável no âmbito do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Evidentemente, também temos reverberado nossas perdas salariais acumuladas, desde o ano de 2002, que superam a casa dos 50%!

Na reunião, foi ainda salientada a necessidade – diga-se, premente – de unificação das lutas das diferentes instituições responsáveis pela oferta da educação superior pública em nosso Estado, assim como a isonomia entre as mesmas, no tocante ao Plano de Cargos e Salários. Foi ventilada, e bastante provável que venha a se desenvolver, a possibilidade de, a partir do próximo mês, a frente unificada da educação superior pública do estado delinear documento e pedido conjunto de audiência pública junto à Comissão de Educação da Alerj. Fiquem de olho e participem de nossas Assembleias!

Outras Notícias

SINDPEFAETEC
Rua Lucinda Barbosa, 32 / 101 - Quintino - Rio de Janeiro / RJ - CEP 21311-340 - (21) 2146-6522 &
Rua Saldanha Marinho, 109 / 205 – Centro – Campos dos Goytacazes . CEP: 28013-021 / RJ – (22) 97401-2330
Instagran: sindpefaetec_oficial

Desenvolvido pela Equilibrio Digital