Leia o relato da reunião do Sindpefaetec com o presidente da Faetec em 8/5.

maio 10, 2012 - Notícias

Na quarta-feira, dia 8/5, o Sindpefaetec teve uma nova reunião com o presidente da Faetec, Celso Pansera, para continuar a discussão sobre alguns itens de nossa pauta de reivindicações que não foram discutidos, por falta de tempo, na reunião do dia 25/4. Também participaram da reunião o chefe de gabinete da presidência, Ubirajara, e o diretor administrativo, Robson.

A reunião começou com o tema da manutenção do curso de pedagogia no município de Três Rios. O presidente disse que os IST’S serão transformados em Faculdades, FAETERJ, onde serão ministrados cursos Tecnológicos, Mestrados e Doutorados, visando principalmente a especialização dos profissionais da área técnica, tanto os da rede quanto os de fora. Desse modo, Três Rios não acabaria, só substituiria suas atividades por cursos, como, por exemplo, Tecnologias Educacionais, Políticas Públicas na Educação, etc. Não teria graduação, mas teria os cursos de extensão na área de educação técnica/tecnológica. O presidente falou também de convênios com Instituições como CEPERJ, UERJ, para especialização dos profissionais da rede com bolsas integrais.

A questão da isonomia entre Inspetor I e II e docentes I e II, Robson interviu e disse que foi tratada na revisão do Plano de Carreira.

Em relação ao Ato de Investidura dos servidores que ingressaram na rede após 2002, Robson informou que sairá, entre fim do primeiro semestre e o final do ano, mas que sairá em 2012. Perguntado sobre o mesmo documento para os novos concursados, disse que é preciso aguardar fim do estágio probatório.

Sobre o Fundeb, o presidente reconheceu que o recurso entra na FAETEC, vindo da SEEDUC, sob diversas rubricas, mas que nenhuma especifica ser oriunda do FUNDEB, entrando, por exemplo, como verba da educação para incremento da merenda. Questionado sobre a inércia da FAETEC em saber que tem direito e que isso representa uma melhoria nos vencimentos da categoria, não seria conveniente cobrar da SEEDUC ou de outros órgãos mais clareza no repasse, na distribuição. O diretor administrativo falou ser extremamente complicado etc. O Sindpefaetec irá atuar para obter mais informações e exigir que esse recurso seja utilizado conforme a lei determina, ou seja, a valorização dos profissionais de educação.

Em relação à devolução dos descontos das greves de 2003 e 2006, Robson afirmou que assim que a Seplag autorizar, a Faetec pagará.

Sobre pagamento da DEA, o presidente disse que será pago no 2º semestre a todos que entraram com protocolo pedindo revisão.

Como último item de pauta, a manutenção do concurso para ingresso de alunos nas ETEs, Pansera afirmou que está mantida a prova para o ingresso em 2013, só não sabem ainda se poderão ou não cobrar taxa de inscrição.

Retomamos ainda a discussão sobre os direitos dos profissionais da área pedagógica, pois eles estão se movimentando e as contradições da FAETEC estimulam tal movimento. O presidente, então, quis saber o que tinha de novo. Falamos sobre os contracheques onde a FAETEC atribui o nome de DOC I Supervisor, Orientador, Inspetor etc aos cargos, a redução da carga horária, a isonomia com os docentes na gratificação bienal de 7%, entre outras coisas. O diretor administrativo foi questionado se em paralelo à tramitação da proposta de revisão do Plano de Carreira, não poderia fazer um aditivo à lei que trata do inspetores e o mesmo respondeu que sim, que tomaria as providências necessárias. Sobre a questão do nome do cargo de Inspetor Escolar, ele disse que como não existe o cargo na FAETEC, lançaram o que tinha, sabe que isso prejudica, mas que o PCS vai resolver. Como este tema foi muito discutido, o presidente sugeriu que uma ou duas representantes deste segmento participassem de um primeiro momento no 1º GT, cuja reunião está marcada para o dia 16/5, com horário a ser confirmado.

Indagado sobre a questão da insalubridade, Robson obteve a informação da PGE de que o Estado não a paga e que, portanto, a FAETEC também não pagará. O Sindpefaetec irá ao Ministério do Trabalho e, provavelmente, terá que entrar com uma ação na justiça.

Finalmente, sobre o Vale-Transporte, o diretor administrativo disse que a próxima recarga será efetuada no dia 14/5 e que é provável que as recargas se normalizem em junho, sendo efetuadas no início de cada mês.









Outras Notícias

SINDPEFAETEC
Rua Lucinda Barbosa, 32 / 101 - Quintino - Rio de Janeiro / RJ - CEP 21311-340 - (21) 2146-6522 &
Rua Saldanha Marinho, 109 / 205 – Centro – Campos dos Goytacazes . CEP: 28013-021 / RJ – (22) 97401-2330
Instagran: sindpefaetec_oficial

Desenvolvido pela Equilibrio Digital