Relato da reunião com o secretário de Ciência e Tecnologia
Dando sequência às iniciativas de reivindicação junto às autoridades públicas em prol da aprovação do novo Plano de Cargos e Salários (PCS) para os servidores da Faetec, a diretoria do SINDPEFAETEC reuniu-se nesta terça-feira (30/10) com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, sr. Luiz Edmundo Costa Leite.
Tendo solicitado o agendamento da reunião há algumas semanas, foi mais uma importante oportunidade para debatermos e darmos publicidade nos órgãos do Estado a essa tão desejada demanda dos servidores!
O SINDPEFAETEC salientou a necessidade de mais ágil tramitação do projeto aprovado pela comissão revisora instituída na Faetec, em virtude, sobretudo, das seguintes questões: há um grande descompasso entre a realidade em que foi instituída a Faetec, há mais de uma década, e os dias que correm, em virtude da oferta de diferentes níveis de ensino atualmente oferecidos pela instituição, assim como em função da alta e crescente titulação dos servidores.
Ademais, frisamos que os professores da educação superior sequer ainda têm o seu cargo considerado oficialmente no PCS, como também colocamos em evidência a incompatibilidade entre os vencimentos pagos aos profissionais da Faetec e as necessidades de expansão da oferta de um ensino técnico e superior consistente e sólido – cuja escassez de quadros docentes na área técnica, como os engenheiros (pela baixa atratividade salarial e de progressão) chama muito a atenção.
Somente um novo PCS que estimule a formação continuada e leve em consideração a dedicação e a elevada formação dos seus profissionais permitirá que a Faetec melhor cumpra as suas importantes tarefas educacionais. Estes foram alguns assuntos acentuados na reunião, de modo a levar em conta a relevância da dimensão técnica na aprovação do nosso novo PCS.
O secretário Luiz Edmundo demonstrou concordância com as questões apresentadas pela diretoria do SINDPEFAETEC. Afirmou que o projeto está sob a avaliação da Secretaria de Ciência e Tecnologia e que dará um retorno a respeito do andamento até a próxima semana. O secretário destacou também que, ao ser aprovado o projeto no âmbito da SECT, ele será encaminhado à Casa Civil e à Seplag.