28 de abril: Unificar as mobilizações no Dia Nacional de Lutas

agosto 4, 2011 - Notícias

28 DE ABRIL: UNIFICAR AS MOBILIZAÇÕES NO DIA NACIONAL DE LUTAS

O dia 28 de abril será um dia nacional de luta de todos os servidores públicos. A data foi definida por todas as entidades e movimentos que participam do fórum nacional de unidade de ação (CSP-Conlutas, Intersindical, Fórum Sindical dos Trabalhadores, Cobap, MTST, MTL, Anel, Cnesf, entre outras) e unifica todas as mobilizações das campanhas salariais com as mobilizações do movimento popular e estudantil.
E a unificação nacional vem em boa hora. A presidenta Dilma acaba de completar três meses de governo, mas, apesar do pouco tempo, já ficou clara sua política de ataques aos trabalhadores e à maioria do povo. Foi assim com o aumento absurdo no salário dos políticos do Congresso, principalmente em comparação com o reajuste abaixo da inflação para o salário mínimo, com o aumento dos juros e as medidas contrárias aos direitos do funcionalismo público federal, especialmente a proposta de congelamento dos salários dos servidores.
A presidente realizou ainda o maior corte da história no orçamento da União, no total de R$ 50 bilhões, atingindo principalmente as verbas nas áreas sociais, como saúde, educação e programas sociais. E tem mais: neste momento estão em discussão no governo as propostas de reforma tributária e da nova reforma da Previdência. A grande imprensa vem divulgando, a partir de declarações de ministros e fontes ligadas ao próprio governo, as possíveis medidas que serão adotadas.
Está sendo cogitada uma reforma tributária que, entre outras iniciativas, reduziria a contribuição patronal no financiamento da Previdência Social, e uma nova reforma da previdência que criaria a idade mínima para se aposentar por tempo de contribuição. Em vez de simplesmente acabar com o famigerado fator previdenciário, o governo Dilma, com apoio e conivência das centrais sindicais governistas, está propondo substituí-lo pelo chamado fator 85/95, que condenaria os trabalhadores a ter direito à aposentadoria integral somente quando a idade somada ao tempo de contribuição atingisse 85 anos, no caso das mulheres, e 95, no caso dos homens.

Servidores da Faetec também participam

Conforme aprovado na Assembléia Geral da categoria do último dia 6, os servidores da Faetec paralisarão suas atividades no dia 28 de abril e participarão do Dia Nacional de Lutas, somando forças nessa mobilização. Para tanto, neste dia estarão concentrados às 14 horas em frente ao prédio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) (Rua da Ajuda, nº 5, Centro) para um ato público da campanha salarial e depois rumarão para a Avenida Rio Branco, onde se juntarão aos servidores das demais categorias.