Corrida aos gabinetes da Alerj

agosto 5, 2011 - Notícias

Corrida aos gabinetes da Alerj.

Logo após a realização da nossa Assembleia (em 03/08), a diretoria do Sindpefaetec e diversos servidores da Faetec se dirigiram à Alerj para reforçar a divulgação da nossa demanda salarial, assim como para manifestar a oposição dos servidores da Faetec ao irrisório reajuste anunciado pelo Governo: ínfimos 3,5%, percentual que sequer contempla a inflação dos últimos doze meses! Desse modo, ontem (04/08) e anteontem (03/08), conversamos com as assessorias de diversos deputados estaduais, dentre eles os membros da Comissão de Educação e os integrantes da bancada governista.

Em linhas gerais, pode-se afirmar que há uma movimentação parlamentar, incluindo parcela da bancada governista, para modificar a proposta do governo: foi-nos informado que estão sendo preparadas emendas que visam a oferecer um índice de reajuste superior ao apresentado pelo governo. A proposta que talvez tenha boa possibilidade de vir a ganhar força nos debates e negociações parlamentares gira em torno da concessão de um índice de reajuste aproximado de 6,5%, válido também para os servidores da Seeduc, da Alerj e da Justiça. Nessa corrida aos gabinetes da Alerj ficou a impressão de que a oferta governamental de índices de reajuste diferentes aos servidores estaduais, assim como o estabelecimento de um percentual tão baixo para nós e a Seeduc, causaram incômodos entre os parlamentares, mesmo os da base do governo, além de dificultar justificativas de um índice de reajuste abaixo da inflação dos últimos doze meses.

Importante ainda frisar que os debates e as proposições parlamentares iniciaram-se nesta quinta-feira, devendo ser encerradas segunda próxima (08/08), em que talvez se chegue a um consenso entre as diferentes bancadas sobre o reajuste dos servidores. Provavelmente, a votação sobre o reajuste virá a ocorrer entre os dias 09 e 11/08.