INFORMES SOBRE A CI CONJUNTA FAETEC 001/2020 – EAD

março 27, 2020 - Notícias

Após o decreto do governador Wilson Witzel, estabelecendo diretrizes sobre o isolamento social no Estado do Rio de  Janeiro, incluindo aí a suspensão das aulas presenciais nas escolas das redes pública e privada do Estado, o debate sobre o Ensino à Distância (EAD) foi suscitado. Há um Projeto de Lei em trâmite na ALERJ, que foi retirado de pauta para apreciação das inúmeras emendas apresentadas, muitas por orientação da comunidade escolar e dos sindicatos. Portanto, a deliberação 376/2020, do Conselho Estadual de Educação, está dentro desse contexto, assim como a CI CONJUNTA 001/2020 da VPE, porque ainda não há definição sobre o ensino à distância ser contabilizado como período letivo, e isso tem que ficar bem claro.  Entendemos que a proposta da SECTI/FAETEC deva ser no sentido de auxiliar os alunos a manter os conteúdos programáticos em dia, enquanto durar a quarentena, causada pela pandemia do COVID-19, mas que o EAD não seja de caráter avaliativo. Até porque, uma das discussões na ALERJ é  por conta da situação sócio-econômica de muitos alunos  que não têm condições de adquirir os aparatos tecnológicos (computador, pacote de internet, smartphone etc) necessários para acessar os conteúdos na plataforma. Além disso, disponibilizar um telefone celular para tirar dúvidas sobre o material, ou direcionar os alunos para a escola a fim de retirar o material de estudo em CD-ROM ou DVD-ROM, caso não tenham condições técnicas de acesso  em casa, não parecem ser soluções adequadas, porque dificilmente alunos nessa condição terão computadores disponíveis em casa para isso. Portanto, entendemos que a Plataforma do CECIERJ precisa ser um recurso auxiliar e de caráter emergencial, que possibilite a produção de conteúdo de forma voluntária pelos docentes da rede. Orientamos nossa comunidade escolar a também acompanhar os debates  que estão sendo feitos na ALERJ sobre o tema, com a participação do  SINDPEFAETEC, a fim de chegarmos a uma solução que seja mais convergente para as demandas do momento, e sem atropelos.