Pela libertação imediata dos bombeiros presos!

agosto 4, 2011 - Notícias

Pela libertação imediata dos bombeiros presos!

O Governo Estadual de Sergio Cabral Filho (PMDB) mostrou mais uma vez sua política truculenta e repressora que se expressou nesta sexta-feira, dia 4/6, na prisão de mais de 400 bombeiros que estavam ocupando o quartel central no Rio de Janeiro. O governo manteve sua postura violenta ao enviar o Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM (Bope) para reprimir de maneira truculenta os manifestantes e seus familiares, entrando no quartel e jogando bombas de gás lacrimogêneo, além de agredir fisicamente os manifestantes, dentre estes, crianças e mulheres, seguindo sua ação de criminalização dos movimentos sociais. No mesmo dia, o governador Sérgio Cabral Filho foi à mídia fazer discursos com palavreado forte, chamando os manifestantes de “vândalos”.

Os bombeiros reivindicam reajuste salarial (hoje o menor piso salarial do país), melhores condições de trabalho e equipamentos básicos para suas funções. Depois de mais de um mês em greve, os bombeiros saíram da greve esperando uma negociação com o governador Sergio Cabral Filho e a resposta foi mais agressão aos trabalhadores.

Vivemos um momento de crescente repressão e criminalização de diversas mobilizações em todo país. A situação dos bombeiros do Rio de Janeiro não está descolada dos constantes assassinatos de lideranças dos movimentos do campo no Norte do país, da repressão à Marcha da maconha em São Paulo e da prisão política dos 13 manifestantes do ato contra Obama, entre tantos outros exemplos. Trata-se, portanto, de um cenário nacional que tem como responsáveis os governos municipais, estaduais e o governo Dilma (PT).

Nós, profissionais de educação da Faetec, que também sofremos com o descaso, o desrespeito e a truculência do Governo Sérgio Cabral Filho, manifestamos nossa total solidariedade à luta dos bombeiros e exigimos a Libertação Imediata dos 439 presos! Chamamos e nos somamos a todas as ações de solidariedade à luta dos bombeiros que reivindiquem o atendimento de suas pautas e que coloquem em xeque o governo Cabral e sua política de criminalização daqueles que lutam por seus direitos. Não podemos aceitar tamanha truculência deste governo. O SINDPEFAETEC deixa aqui seu repúdio ao Governo Sergio Cabral Filho e sua solidariedade à luta dos bombeiros – RJ.

VIVA A LUTA DOS BOMBEIROS – RJ !