Leia um resumo da audiência pública sobre o ISE Três Rios

dezembro 22, 2011 - Notícias

Audiência pública sobre o ISE – Três Rios

Há poucos dias, em 21 de dezembro, foi realizada audiência pública sobre o Instituto Superior de Educação de Três Rios. Teve como tema central o destino do ISE, a sua manutenção e a aplicação da determinação legal prevista pelo Plano Estadual de Educação, que prescreve a sua transferência para a Uerj. Receosos que a determinação legal de transferência venha a se converter, na prática, em uma possível extinção do curso de Pedagogia, alunos e professores do Ise – Três Rios vêm se mobilizando há algum tempo, e têm contado com o apoio do SindpeFaetec. Ocorrida na Câmara de Vereadores entrerriense e promovida pela Presidência da Comissão de Educação da Alerj, a audiência foi bastante concorrida, contando com a presença de muitos alunos e professores do Instituto. Contou também com a participação do SindpeFaetec, dos deputados estaduais Comte Bittencourt (PPS) e Edson Albertassi (PMDB), assim como de alguns vereadores do município, do ex-prefeito Celso Jacob, do conselheiro Paulo Alcântara (presidente do Conselho Estadual de Educação – RJ) e da Presidência da Faetec.

A professora Mônica Teixeira e o representante discente expressaram, de modo bastante esclarecedor e enfático, a importância da manutenção do curso na cidade, seja por intermédio da Faetec, seja por meio de uma gestão da Uerj. Oportunamente, destacaram a satisfação de necessidades educacionais de formação e de inserção no mercado de trabalho, que o curso tem proporcionado. E isso não apenas à população da cidade, como à de um vasto entorno de municípios do Centro Sul do Estado do Rio de Janeiro. O SindpeFaetec, assim como nas audiências realizadas recentemente na Alerj, manifestou o seu apoio ao pleito da comunidade acadêmica entrerriense. As intervenções proferidas, em geral, diga-se, tenderam a apoiar a demanda dos professores e dos alunos. A Presidência da Faetec, por seu turno, informou que não irá abrir novas turmas, em função da determinação do Plano Estadual de Educação. Impasse criado, a audiência, no entanto, gerou um compromisso coletivo das autoridades em acelerar as conversações com a Uerj, de modo que esta instituição possa vir a se incumbir da manutenção do curso de Pedagogia na cidade. Mesmo que a audiência não tenha promovido, momentaneamente, um resultado muito alvissareiro, a mobilização da comunidade acadêmica tem obtido frutos cada vez mais consistentes, no sentido em que, por meio de uma ponderável capacidade reivindicatória e cidadã, tem significativamente chamado a atenção das autoridades. A extensão da abertura ao diálogo e às conversações é um fruto inquestionável e que tenderá, mantida a energia e a vontade política atual, a assegurar não só a manutenção quanto maior musculatura acadêmica e administrativa ao curso de Pedagogia em Três Rios.

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