agosto 3, 2011 - Notícias

Servidores da Faetec, Uerj e Uenf realizam ato público em frente à Sect no dia 21/10.

Servidores da Faetec, Uerj e Uenf promoveram um ato público em frente à Sect na última quarta-feira (21/10) com afinalidade de cobrar do secretário Alexandre Cardoso que assumisse o seu papel enquanto gestor desta área e intercedesse junto ao governador para o atendimento das reivindicações destas categorias, tais como: reajuste salarial, realização imediata de concurso público e condições dignas de trabalho, além da resolução de pendências específicas como o Vale-Transporte, no caso da Faetec, e as do Plano de Cargos e Carreira (Minutas, titulação) no caso da Uerj.
No início do ato público, o coordenador-geral do Sindicato dos Profissionais de Educação da Faetec (SindpeFaetec), Marcelo Costa, descreveu a situação da instituição. “Estamos aqui para denunciar à população os problemas que estamos enfrentando há vários anos: falta de concurso público, falta de reajuste salarial, falta de auxílio-transporte e todas as outras questões que ligam ambas as instituições. Há sete anos não é feito concurso público para o Ensino Básico. Hoje, mais da metade dos trabalhadores da Faetec não faz parte do quadro efetivo”, disse Marcelo.
Enquanto os servidores faziam um apitaço e expunham à população o descaso do governo Sergio Cabral com o serviço público, uma comissão composta por dois representantes de cada categoria foi recebida pelo subsecretário de Estado de Educação Profissional e Ensino Superior, Luiz Edmundo Costa Leite, em virtude da ausência do secretário Alexandre Cardoso, em viagem à Europa.
O coordenador-geral do SindpeFaetec, Márcio Luiz Silva, expôs ao subsecretario a precária situação dos trabalhadores da fundação. De acordo com Márcio, trabalhadores contratados recebem benefícios como vale-transporte e ticket refeição que os concursados não recebem. Além disso, o índice de contratação, segundo ele, é muito alto. A também coordenadora-geral Gabriela dos Santos foi mais além, sendo categórica ao afirmar que tanto a Sect quanto o presidente da Faetec, Celso Pansera, ignoram as reivindicações da categoria.
Depois de expostas todas as questões, a comissão pressionou o subsecretário a agendar novo encontro com as lideranças, dessa vez com a presença dos secretários Alexandre Cardoso e Sérgio Ruy Barbosa (Planejamento e Gestão). A data ainda será confirmada, mas, a princípio, será o dia 28 de outubro, em que se comemora o Dia do Servidor Público.

Veja abaixo algumas fotos do ato público: