Audiência Pública da FAETEC – 22/02/17
Hoje, 22 de fevereiro de 2017, o SINDPEFAETEC participou da Audiência Pública na Comissão de Educação da ALERJ, sobre a FAETEC. Compareceram à mesma, deputados, gestores da FAETEC, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, UPES, pais, alunos e servidores da FAETEC.
O presidente da Comissão de Educação, deputado Comte Bittencourt, iniciou a sessão e passou a palavra ao presidente da FAETEC, João Marcos Matos, que esclareceu acerca do sucateamento das unidades e de seu esforço para estabelecer novos contratos que viabilizem a manutenção, segurança, limpeza e alimentação nas mesmas.
Contudo, as falas seguintes deixaram claro que as isenções tributárias, os serviços e produtos superfaturados pagos pelo estado, o número excessivo de cargos comissionados, a opção por terceirizar os serviços, a multiplicação dos CVTS em detrimento das escolas técnicas, a indefinição da conclusão do ano letivo de 2016 e do início do ano letivo de 2017 e a falta de transparência no uso da verba do FUNDEB e o atraso e parcelamento dos salários dos servidores, inviabilizam o funcionamento satisfatório das escolas da rede FAETEC.
O SINDPEFAETEC reforça a afirmação de que o contexto Unificado, neste momento de grande crise no estado, será determinante para a Faetec.
Diante do quadro exposto, o presidente da comissão solicitou que a continuação desta reunião se dê na FAETEC, no dia 02 de março.