Nota do SINDPEFAETEC em apoio à Asduerj e ao Sintuperj

julho 17, 2012 - Notícias

Os servidores da Uerj encontram-se mobilizados e organizados, promovendo, desde o início do ano, uma série de iniciativas e de protestos públicos. As razões principais para isso são a tentativa de obtenção de um aumento salarial; a revisão do Plano de Cargos e Vencimentos dos servidores técnico-administrativos e a adoção do regime de dedicação exclusiva para os professores. Ressalte-se que, desde meados do ano passado, a Asduerj alcançou um compromisso público da Alerj para a regulamentação do regime de trabalho em questão, mas até hoje o Governo Estadual não tomou qualquer ação prática para resolver o problema. Umas das mais tradicionais e reconhecidas instituições de ensino superior do País, em contraste com o que vigora nas universidades federais, já aberta a segunda década do século XXI, ainda não conta com a dedicação exclusiva. Um problema que evidencia o nítido descaso do sr. Sérgio Cabral Filho com a educação, com a produção do conhecimento e o desenvolvimento tecnológico do Estado do Rio de Janeiro.

Em greve há cerca de dois meses, a comunidade acadêmica da Uerj tem empreendido esforços para o equacionamento do problema. Chegou a obter, há cerca de dez dias, um acordo com a reitoria para a regularização da dedicação exclusiva dos professores. No entanto, pouco depois foi surpreendida com uma ação jurídica impetrada pela reitoria da Uerj, que visa a cercear as ações da Asduerj e do Sintuperj no espaço físico da universidade. Uma iniciativa contraditória adotada pela reitoria, que, ao fim e ao cabo, demonstra a escassa disposição em negociar os pleitos dos professores e dos servidores técnico-administrativos. Nesse sentido, em defesa dos princípios da liberdade sindical, da liberdade de organização e de expressão, consideramos extremamente nociva a postura da reitoria da Uerj. Uma clara e absurda manifestação de autoritarismo! Sintoma da incompatibilidade do governo Cabral Filho com as regras e os valores democráticos!

Fica, portanto, registrado o apoio do SINDPEFAETEC às causas dos companheiros da Asduerj e do Sintuperj, legítimos e valorosos representantes dos funcionários da Uerj!